O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) anunciou um acordo com o YouTube para as transmissões dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A competição será disputada na capital francesa, entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro.
Pelo acordo, os fãs poderão assistir a até quatro transmissões ao vivo e de forma simultânea no YouTube Multiview. Ao todo, serão quase 1.400 horas de cobertura ao vivo de todos os 22 esportes, incluindo também as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos. Além disso, mais de 1.200 clipes serão postados no canal.
Por fim, cerca de 400 curtas-metragens do YouTube serão produzidos para destacar momentos históricos dos Jogos, bem como até 40 longas-metragens de atletas e uma série documental em três partes.
Com a colaboração, o objetivo do IPC é ampliar o alcance global da competição, uma vez que o conteúdo será gratuito para usuários residentes em 175 países espalhados por todo o planeta. O Brasil, no entanto, não faz parte da lista.
“Ao nos unirmos ao YouTube para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, maximizaremos o alcance mundial do evento esportivo mais transformador do planeta, envolvendo novos públicos nas performances dos atletas paralímpicos. A cobertura do YouTube das Paralimpíadas de Paris 2024 complementará o trabalho das nossas mais de 160 emissoras oficiais e garantirá que todas as pessoas no mundo tenham a oportunidade de assistir aos Jogos em diversas plataformas. Em termos de cobertura, Paris 2024 será a edição dos Jogos Paralímpicos mais acessíveis da história”, afirmou Mike Peters, executivo-chefe do IPC.
“O reprodutor Multiview tem sido um tremendo sucesso nos EUA, e os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 serão uma virada de jogo, tornando-se a primeira vez que o reprodutor Multiview estará disponível globalmente e cativará os espectadores com uma nova maneira de desfrutar de múltiplas transmissões ao vivo e ação esportiva ao mesmo tempo”, complementou.
Vale lembrar que o presidente-executivo do YouTube, Neal Mohan, disse recentemente que o esporte foi responsável por mais de 35 bilhões de horas consumidas em todos os dispositivos no ano passado, demonstrando, assim, o alcance global da plataforma.
Mais acordos
Além do YouTube, o IPC também anunciou uma parceria de conteúdo com a plataforma chinesa de vídeos curtos TikTok. Mais de 400 clipes serão compartilhados na conta oficial das Paralimpíadas, assim como cerca de 50 vídeos do TikTok Live com os principais atletas dos Jogos. O TikTok também apresentará destaques diários das Paralimpíadas, bem como guias animados de 90 segundos para cada esporte, produzidos em parceria com a Allianz.
Outro contrato assinado foi com a emissora de serviço público britânica Channel 4, que se comprometeu a exibir os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 para os telespectadores do Reino Unido. Ao todo, serão mais de 1.300 horas de transmissões ao vivo.