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Opinião / André Stepan

Opinião: Digital assume protagonismo na campanha Santos do Mundo

Como o clube paulista tem usado o lançamento da nova camisa em Portugal para engajar fãs e ampliar vendas

André Stepan, especial para a Máquina do Esporte Publicado em 31/03/2022, às 07h09 - Atualizado às 07h11

Campanha Santos do Mundo é focada no digital para fazer o clube ampliar o alcance da marca em todo o mundo - Divulgação / Santos
Campanha Santos do Mundo é focada no digital para fazer o clube ampliar o alcance da marca em todo o mundo - Divulgação / Santos

No início do último mês de fevereiro, o Santos lançou a campanha “Santos do Mundo” com o objetivo de internacionalizar sua marca. No planejamento, várias ações ao redor do planeta estão previstas. Uma das primeiras foi o lançamento da nova camisa santista em Portugal, realizada em março, e já mostrou que o conteúdo digital será protagonista para alcançar a meta final.

Durante todo o processo do lançamento da camisa, a torcida santista pôde consumir um conteúdo de altíssima qualidade. Além de explorar os fatos históricos, torcedores, ídolos do passado e atletas – das equipes feminina e masculina – foram protagonistas da cobertura antes, durante e depois da viagem a Portugal.

“A área de conteúdo esteve presente em todos os momentos da ação. A começar pelo seu anúncio, destacando o pioneirismo santista em lançar seus novos uniformes fora do Brasil, e também convocando a nação santista a participar do concurso da Binance, que premiou cinco alvinegros fan token holders com uma viagem ao lado da delegação santista a Portugal. Durante a viagem, a área esteve presente tanto na produção de conteúdos em tempo real de todas as emoções da experiência, principalmente aquelas que envolviam os santistas premiados, como também na live in loco do evento onde ocorreu o lançamento”, comentou o executivo de marketing do Santos, Rafael Soares.

“Além dos conteúdos produzidos em Lisboa e no Porto, a equipe também ficou responsável pelos conteúdos oficiais do novo manto sagrado, produzidos em parceria com a Umbro, que serviram de complemento ao lançamento histórico. E agora, neste pós-viagem, a área de conteúdo está produzindo um material especial em altíssima qualidade, englobando tudo que rolou nestes dias marcantes em Portugal”, completou Rafael.

Além de aproximar a relação do clube com o torcedor e também turbinar o processo de internacionalização da marca santista, a cobertura do lançamento nas redes sociais está sendo fundamental para a venda dos produtos da nova coleção.

“As redes sociais e as suas ferramentas sempre têm um papel crucial nas vendas de camisa, já que é através delas que nós colocamos em prática todo o planejamento de conteúdo digital para impactar a torcida com os nossos novos produtos. Nesse ano, porém, a importância foi ainda maior, já que, paralelamente ao evento, o Santos lançou a sua nova loja on-line e trouxe quatro novidades que impulsionaram ainda mais a capacidade de comercialização de uniformes e outros produtos: a venda internacional, a interação completa com os descontos e vantagens do Sócio Rei, todo o mix de produtos licenciados e o atendimento via chat. Quatro pedidos antigos da nação santista que foram lançados junto com o novo site para atender da melhor maneira possível o torcedor e o associado de qualquer lugar do mundo”, disse o executivo.

Assim como aconteceu no lançamento da camisa em Portugal, os próximos passos da campanha “Santos do Mundo” terão o digital vestindo a 10. E, em se tratando de Santos, todos nós sabemos qual é o peso desta camisa.

“O grande objetivo é continuar propagando ao mundo inteiro a internacionalização da marca do Santos FC. Os próximos passos são continuar contando essa história, mesclando fatos internacionais do passado e do presente do clube, e lançar novas ações ao redor do mundo”, finalizou Rafael.

André Stepan é jornalista, pós-graduado em marketing esportivo, especialista em comunicação e conteúdo digital e escreve mensalmente na Máquina do Esporte