Pular para o conteúdo

Centauro se posiciona como plataforma para capilaridade de marcas premium com loja conceito

Rede de varejista lançou unidade que privilegia atendimento personalizado e oferecimento de serviços para evoluir experiência de consumo de público elevado

Loja da Centauro em conceito "ultra high" privilegia atendimento personalizado para evoluir experiência de consumo - Divulgação

Em um movimento estratégico para capturar o consumidor do “topo da pirâmide”, a Centauro está redefinindo sua atuação no varejo físico com o lançamento e a reformulação de lojas focadas no segmento premium.

Na última semana, a rede varejista inaugurou, em Curitiba (PR), uma unidade sob o conceito “ultra high”. Localizada no Shopping Pátio Batel, um dos mais luxuosos da capital paranaense, o formato tem como foco evoluir a experiência dos consumidores.

A loja oferece atendimento personalizado e produtos selecionados, com maior curadoria técnica e de performance. O principais focos serão running, esportes de raquete e futebol. Os clientes receberão suporte com orientação de ocasião de uso, nível técnico e perfil esportivo.

“Terão serviços que agregam no momento da compra, como o encordoamento de raquetes e a customização de produtos. Agrega a parte de curadoria de produto, com sortimento mais elevado, um serviço de atendimento mais especializado, mais individualizado e com conhecimento mais profundo nas principais categorias”, disse Natalia Matsukuma, gerente-executiva de projetos da Centauro, à Máquina do Esporte.

Marcas como On Running, Oakley, Brooks Running, Head Brasil, Nike, Adidas, Mizuno, New Balance, Speedo, Puma, Asics e Wilson, entre outras, terão produtos nas unidades que seguirem o conceito.

“Esperamos agregar um posicionamento de marca junto com uma experiência desse consumidor. Entendemos que o mercado está cada vez mais competitivo e para esse consumidor mais exigente precisamos não só ter uma curadoria mais alta, mas ter um atendimento mais especializado do que temos nas demais lojas e, portanto, um serviço mais elevado”, contou a executiva.

Capilaridade

Com a iniciativa, a Centauro busca se aproximar do segmento premium. Além de elevar a percepção da rede, o movimento posiciona a varejista como uma potencial parceira para promover maior capilaridade para marcas deste nicho.

A On Running, por exemplo, divulgou recentemente que abrirá sua primeira loja física no Brasil em 2026, em São Paulo. A partir disso, a marca pode controlar a experiência de consumo de seu público. Por outro lado, ao menos que abra muitas outras unidades pelo país (o que consome tempo e dinheiro), não pode garantir um serviço semelhante em outros lugares, algo facilitado com o conceito lançado pela Centauro.

As marcas, portanto, podem encontrar na estrutura da Centauro um alcance que o modelo direto ao consumidor (DTC, na sigla em inglês) isolado não oferece. A rede varejista aposta na força de sua distribuição geográfica e na experiência de comparação que o ambiente multimarca proporciona.

“É um propósito muito próximo do que as marcas estão buscando. Nós somos multimarca. A diferença é essa. Estamos em um momento em que o cliente quer saber quais são as opções que ele tem. É onde conseguimos nos posicionar de uma forma diferente em relação à marca”, explicou a gerente-executiva de projetos.

A Centauro se posiciona, então, como local que poderá auxiliar as marcas na complementação de produtos de entrada por produtos mais sofisticados, técnicos, exclusivos e, normalmente, de maior valor agregado.

“As marcas estão enxergando como um movimento positivo e se apoiando nele. Não enxergam, e a gente também não, uma concorrência entre nós e sim uma parceria. Eles não chegam onde a gente chega e não têm essa força da multimarca”, exaltou Natalia Matsukuma.

“Até então a dificuldade é a elevação de mix. Hoje as marcas só conseguem elevar o mix do ponto de vista de esporte, no Brasil, através do e-commerce. Somos a porta de entrada para elevar o mix enquanto marca em lojas físicas para esses consumidores”, seguiu.

Distribuição

A loja no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, foi a primeira a receber uma remodelagem para se adequar ao novo conceito. Ainda assim, outras quatro unidades em São Paulo (Faria Lima, Higienópolis, Morumbi e Shopping JK Iguatemi) já operam com princípios semelhantes.

A escolha dos locais não foi aleatória. A unidade de Curitiba foi selecionada por possuir um perfil de consumidor mais adequado ao mercado premium, assim como as outras unidades selecionadas.

“Escolhemos Curitiba por ter um público mais elevado, mais crítico, que puxa mais a venda de itens de alta performance. São consumidores que buscam produtos mais técnicos, que conversem mais com o topo da pirâmide”, apontou a executiva.

A intenção é expandir a aplicação de conceito para mais unidades ao redor do Brasil. Não há, ainda, um número claro de quantas lojas atuarão com o conceito “ultra high”.

“Esse número não é congelado. Para 2026, estamos revisitando o número de unidades que vão entrar com esse conceito. Estamos olhando para outras portas que tenham o mesmo potencial”, contou Natalia Matsukuma.

“Não estamos fechando as portas para nenhuma região, mas por enquanto começamos pelas regiões Sul e Sudeste, para conseguirmos expandir e entender quais são as mudanças imediatas e o que precisamos planejar para novas reaberturas”, acrescentou.

Comunicação

Lançado o conceito, inicia-se a busca para que o público passe a reconhecer a Centauro como uma alternativa mais próxima do mercado premium, para além de sua atuação tradicional como varejista.

A rede acredita que essa construção terá os primeiros passos de forma orgânica.

“O primeiro [passo] é, antes de comunicar em grandes canais, o próprio cliente sentir a diferença do que nós estamos querendo propor. Nós já iniciamos com um tipo de atendimento diferenciado, em que o próprio cliente tem percebido, em experiências e em comparação a visitas anteriores”, concluiu a gerente-executiva de projetos da Centauro.