A COB Expo 2025 será realizada entre os dias 24 e 28 de setembro e terá como foco promover a integração e o desenvolvimento dos esportes brasileiros. Com a expectativa de quebrar recordes próprios, o evento reunirá iniciativas do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Para a edição de 2025, a expectativa é receber cerca de 70 mil visitantes, com 60 estandes, 142 palestrantes, 69 cursos e 46 confederações presentes, com o compromisso de ser o local “onde todos os esportes se encontram”.
“Queremos ser um grande integrador do esporte. Estamos tentando agregar, diversas iniciativas do COB dentro dela, como uma plataforma para diversos públicos”, disse Manoela Penna, diretora de comunicação, marketing e valores olímpicos do COB, à Máquina do Esporte.
Com a intenção de se posicionar como uma plataforma para diversos públicos, a COB Expo 2025 reunirá diversas iniciativas promovidas pelo comitê, principalmente relacionadas à educação e ao fomento ao desenvolvimento esportivo.
“Teremos cerca de 50 escolas presentes numa iniciativa do Transforma, nosso programa de impacto social, com 10 mil crianças até o momento confirmadas”, seguiu a diretora.
Desenvolvimento
O público poderá acompanhar apresentações de projetos criados por startups inscritas em um desafio criado com o COB em parceria com a Arena Hub, focada em conectar a entidade com tecnologias do setor esportivo.
A iniciativa tinha como meta reunir pelo menos 50 empresas, mas acabou reunindo 163. As 10 melhores startups selecionadas pela entidade apresentarão os projetos. Três deles serão selecionados e premiados.
“Mostra como o movimento olímpico atrai atenção. Diversas startups de futebol aplicaram, o que mostra também o interesse dessa migração e compartilhamento de experiências”, pontuou a diretora do COB.
Educação
A COB Expo oferece diversos cursos sobre a indústria esportiva, nas áreas de direito esportivo, gestão, comunicação e marketing, saúde, administração e gestão, entre outros.
“Se queremos falar de uma nação esportiva, que é o nosso mantra, temos que dar acesso a mais gente, não só quem está na sala ali”, exaltou Manoela Penna.
O evento também terá o lançamento da Academia Olímpica Brasileira, iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), que tem como objetivo difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento.
“A figura da Academia Olímpica foi se apagando, mas o COB nunca deixou de realizar o que se espera de uma Academia Olímpica, que é fomentar o olimpismo, mas faltava a frente acadêmica”, apontou a diretora da entidade.
“Vamos fomentar [a iniciativa] com bolsas pesquisas acadêmicas na área de olimpismo e valores olímpicos”, acrescentou.
Olimpíadas de Inverno
Os Jogos Olímpicos de Inverno receberão uma atenção especial na COB Expo 2025. A próxima edição do evento poliesportivo será realizada em 2026, nas cidades italianas Milão e Cortina d’Ampezzo.
Com a intenção de aproximar o público brasileiro dos Jogos de Inverno, a feira terá diversas ativações para exaltar os esportes envolvidos. A principal delas será uma pista de gelo, que será inaugurada pela patinadora brasileira Isadora Williams.
No estande do COB, haverá uma exposição de memorabilia dos Jogos de Inverno. A intenção é também reforçar a importância dos esportes no gelo enquanto modalidades olímpicas.
CBV
Como parte da intenção de ser uma plataforma que integra os esportes brasileiros, a COB Expo 2025 também será o palco do lançamento da temporada 2025/2026 da Superliga Masculina e Feminina de Vôlei.
“Todos os times da Superliga estarão presentes com técnico, coordenador técnico e capitão. Todos os medalhistas olímpicos que fazem parte da Superliga também”, contou Manoela Penna.
O evento da Superliga reforça a intenção da COB Expo de se posicionar como um ponto de encontro relevante para diversas modalidades esportivas. Além, é claro, de marcar o início de uma das principais ligas esportivas do Brasil.
“É o evento de esportes olímpicos com o maior sucesso de público, com o maior apelo emocional, de engajamento”, concluiu a diretora de comunicação, marketing e valores olímpicos do COB.