A Adidas foi anunciada como nova marca esportiva oficial da Maratona do Rio em uma coletiva de imprensa virtual realizada na manhã desta quinta-feira (7). Para a marca, que tem em seu portfólio o patrocínio de duas Majors (Boston e Berlim), além de provas grandes na América do Sul (Buenos Aires e Lima), o acordo é visto como um retorno pesado às provas de corrida de rua em território brasileiro.
A Adidas quer aproveitar a Maratona do Rio para conversar com todos os tipos de consumidores do universo do running, desde aquele que começou no esporte recentemente por conta da pandemia ou qualquer outra motivação até aquele que busca performance. Esse foi um dos motivos para a escolha pela prova carioca, uma vez que ela oferece um verdadeiro festival, com distâncias de 5k, 10k, 21k e 42k, além do desafio de se correr 21k no sábado e 42k no domingo.
“A Adidas e a Maratona do Rio acreditam no poder transformador do esporte. Queremos celebrar o esporte através da corrida. E nada melhor do que um festival como a Maratona do Rio, que serve como uma grande plataforma de inclusão para todos e ajuda na democratização da modalidade”, afirmou Pedro Portescheller, gerente sênior de marketing da Adidas.
A empresa ainda quer usar o patrocínio para promover os três pilares que norteiam o trabalho da marca em 2022 e que possuem sinergia com a prova: sustentabilidade, credibilidade e a mulher. Os dois primeiros serão vistos especialmente nos produtos que a Adidas produzirá com exclusividade para a prova, como os tênis Ultraboost 22 e Boston 10.
Focado no corredor que quer maior amortecimento, o Ultraboost 22 terá o cabedal feito de maneira 100% sustentável. Já o Boston 10, produzido especialmente para quem busca performance, contará com uma tecnologia de fibra de vidro que ajuda na propulsão do corredor.
Os dois modelos deverão chegar ao mercado no início de junho e estarão à venda na Expo da Maratona, entre 16 e 19 de junho, na Marina da Glória, com vista para a Baía de Guanabara.
“Será uma edição histórica pela parceria com a Adidas e pelo fato de ser a vigésima edição do evento. Na arena, durante os quatro dias de festival, teremos muita música, shows, alimentação saudável, aulões e ativações de patrocinadores, além de uma exposição sobre os 20 anos da prova”, destacou Fernanda Cozac, diretora de marketing da Dream Factory, parceira da prova e uma das principais empresas de entretenimento ao vivo do Brasil.
Com relação ao terceiro pilar, o da mulher, a Maratona do Rio também é vista pela Adidas como uma forma de se aproximar ainda mais das corredoras, que costumam ser maioria no número de inscrições da prova, seja para bem-estar e qualidade de vida, seja para performance.
“Atualmente, temos um portfólio vasto de produtos para running que conversa com todo tipo de corredor. Com a Maratona do Rio, vamos nos aproximar ainda mais desse público, nos conectar ainda mais com essa comunidade, assim como já fazemos com o Adidas Runners. Nosso objetivo é cativar o corredor”, comentou Vitor Rigobello, gerente sênior de produtos para running da Adidas.
A expectativa para o festival é da participação de 30 a 40 mil corredores, o que ajudará inclusive na economia da cidade, gerando empregos e muito movimento em bares, restaurantes, hotéis e transportes, entre outros setores que são impulsionados pelo turismo esportivo. Para a Maratona do Rio, o tamanho e a credibilidade da Adidas atrairão muitos corredores à capital fluminense.
“A Adidas é uma marca global que ajudará muito na promoção do festival. Ganharemos uma amplificação para a América Latina e o mundo, além de termos uma troca de boas práticas com provas como as Majors que são patrocinadas pela marca e que nos ajudarão a elevar o nível de excelência técnica da Maratona do Rio”, celebrou Pedro Pereira, head de produto da Maratona do Rio.
Como já é tradicional no festival, a meia-maratona será disputada no sábado (18 de junho), com a maratona sendo realizada no domingo (19 de junho). Neste ano, as provas de 5k e 10k terão largadas separadas, ambas também no domingo. Como nos últimos anos, cada distância terá uma cor diferente de camiseta. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial.