A retomada dos grandes eventos presenciais depois do auge da pandemia tem despertado o interesse dos investidores, especialmente na área esportiva.
Nesta semana, duas gigantes internacionais decidiram unir forças em uma nova empreitada. A Fanatics, de Michael Rubin (bilionário com forte atuação no esporte e que é acionista do time de basquete Philadelphia 76ers, da NBA), anunciou um acordo de capital com a IMG, empresa do grupo Endeavor.
Essa parceria resultou na criação da Fanatics Events, que, conforme o próprio nome sugere, será especializada em eventos ao vivo.
Inicialmente, a empresa de Rubin será sócia majoritária no negócio. O empreendimento começará com foco em colecionáveis esportivos. A ideia, na sequência, é expandir sua atuação, por meio de “aquisições, joint ventures e lançamento de novos eventos”.
O escolhido para conduzir essa nova empreitada da Fanatics e da IMG é Lance Fensterman, que tem experiência comandando a ReedPop, empresa que se notabilizou, recentemente, pela produção de grandes eventos de cultura pop, caso do New York Comic Con.
Covid-19
Os investimentos da Fanatics e da IMG na nova empresa vêm na esteira da recuperação da área de eventos ao vivo, uma das que mais foram afetadas pela pandemia da covid-19, por conta das medidas de isolamento social adotadas em 2020 e 2021 em todo o mundo, visando evitar a transmissão do coronavírus.
No ano passado, na medida em que a vacinação avançou e diversos países permitiram a retomada de atividades presenciais, grandes eventos como o Super Bowl Experience 2023 (realizado nos Estados Unidos e diversos outros países) conseguiram quebrar recordes de público.
Esse movimento faz com que grandes players do mercado fiquem tentem aproveitar a boa maré para negócios. Atualmente avaliada em US$ 31 bilhões pelo mercado, a Fanatics tem expandido seu campo de atuação, contando com negócios em merchandising esportivo, cartões comerciais, vendas internacionais, leilões de colecionáveis, conteúdo e apostas esportivas.