O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês), formalizou, no último domingo (6), que está formando uma nova empresa de investimentos esportivos, a qual busca acelerar o crescimento do setor na Arábia Saudita e na região conhecida como Mena, que abrange o norte da África e o Oriente Médio. Rumores sobre a criação da nova empresa já haviam circulado em julho, mas a formalização do novo negócio ocorreu nesta semana.
A SRJ Sports Investments, como será chamada a nova empresa, atuará na aquisição e na criação de propriedade intelectual de eventos esportivos e direitos comerciais de competições, além de sediar torneios globais na Arábia Saudita.
A nova empresa também planeja direcionar negócios que oferecem “atividades de engajamento de fãs” e tecnologia esportiva para a indústria local.
“Estamos empolgados em anunciar a SRJ Sports para acelerar o crescimento do setor esportivo na Arábia Saudita e no Mena, criando e investindo em direitos esportivos internacionais, aprimorando a experiência do torcedor por meio da hospedagem de grandes eventos globais e investindo em tecnologias transformadoras”, disse Raid Ismail, chefe de investimentos do PIF para a região do Mena.
“A empresa complementará outros investimentos do PIF no setor esportivo, todos contribuindo para uma sociedade mais vibrante, de acordo com a estratégia da empresa e a Visão 2030”, acrescentou o executivo, referindo-se ao projeto que busca diminuir a dependência da Arábia Saudita da indústria do petróleo.
Propriedades
De acordo com o jornal britânico Financial Times, o Newcastle, clube da Premier League, e o LIV Golf, ambos de propriedade do PIF, não ficarão sob o guarda-chuva da nova empresa.
Além do futebol e do golfe, a Arábia Saudita investiu em esportes como o boxe e pretende fortalecer os vínculos com esportes eletrônicos e outras modalidades tradicionais, como a Fórmula 1 e o tênis.
Outro projeto do PIF é fazer da liga de futebol local, a Liga Saudita de Futebol (Saudi Pro League (SPL)), um dos principais campeonatos nacionais de futebol do mundo. Vale lembrar que o Fundo Soberano comprou quatro dos principais times do país recentemente. Os gastos com jogadores continuarão mesmo depois de uma série de contratações terem sido feitas na atual janela de transferências, que incluíram astros como Karim Benzema, Sadio Mané, Fabinho, Jordan Henderson, N’Golo Kanté e Roberto Firmino.
Além de consolidar suas competições, a Arábia Saudita também possui candidatura para sediar a Copa do Mundo da Fifa de 2030 e, no futuro, os Jogos Olímpicos.