O Google ajustou seu mecanismo de buscas para facilitar a pesquisa de informações e notícias sobre esportes femininos. A alteração faz parte de um investimento mais amplo em equidade de gênero da empresa e tem como objetivo dar mais visibilidade além de aumentar a cobertura das modalidades. Também ocorreram algumas mudanças básicas no algoritmo da plataforma para otimizar o mecanismo de busca.
Além da questão de resultados de busca, o Google ainda alterou a maneira como seu mecanismo lida com pesquisas relacionadas a esporte para que os resultados sejam mais relevantes quando os usuários procuram elementos femininos usando termos ambíguos de gênero, como “seleção brasileira”.
“Na maioria das vezes, nossos sistemas automatizados são capazes de dizer o que você está procurando pelas palavras e pelo contexto de sua consulta. Mas há outras vezes, com essas consultas mais ambíguas, que os nossos sistemas não conseguem dizer qual equipe – masculina ou feminina – ou qual pessoa específica você está procurando”, comentou Becks Wood, diretor de gerenciamento de produtos do Google.
Eventos femininos
No ano passado, o Google adicionou 110 competições femininas à sua plataforma, chegando a 380 eventos integrados, e garantindo que notícias, resultados, vídeos e informações de transmissão sejam apresentadas de forma clara e em um espaço dedicado dentro de seu sistema.
Alguns dos torneios femininos parceiros do Google são: Champions League Feminina, Premier League feminina da Índia (críquete) e Liga MX Feminina (Campeonato Mexicano de futebol).