O Grupo SBF, que detém Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil) e NWB (canais digitais Desimpedidos, Acelerados e Falcão 12, entre outros), anunciou uma associação com a Sportheca, startup de inovação e tecnologia para a indústria do esporte. A união tem como objetivo um novo negócio, a OneFan, uma sportstech criada para potencializar a relação dos torcedores e fãs com as entidades esportivas, por meio de tecnologia e inteligência para promover o sportainment (esporte somado ao entretenimento).
O movimento foi realizado por meio da SBF Ventures, unidade criada pelo Grupo SBF para acelerar os investimentos no empreendedorismo esportivo, conectando empreendedores e empresas de alto potencial ao seu ecossistema. Assim, ao mesmo tempo em que amplia exponencialmente a capacidade de escala das startups, aumenta também a potência da oferta integrada de marcas e serviços de seu ecossistema, cada vez mais presente na jornada e na relação das pessoas com o esporte, indo além do momento da compra de artigos esportivos.
“A OneFan nasce entregando ao mercado a melhor e mais ágil solução para engajar fãs e torcedores, por meio do seu SuperApp, já utilizado por clubes brasileiros, Federações Nacionais e Internacionais e clubes na Espanha, além de parcerias com entidades de outras modalidades esportivas. O SuperApp, uma plataforma white label com mais de 850 mil usuários, é hoje o aplicativo oficial de times como o Fortaleza, São Paulo, Atlético Mineiro, Coritiba e Flamengo, e já está disponível a todos os fãs e torcedores”, explicou Gustavo Furtado, diretor geral da SBF Ventures.
A ideia é que o novo ativo dê ao Grupo SBF a oportunidade e a capacidade de entregar, com velocidade e em tempo real, soluções integradas às entidades esportivas. O SuperApp impulsiona uma nova cultura no mercado de sportainment no Brasil ao oferecer o que considera uma verdadeira transformação digital para o esporte. Com ele, clubes, ligas e federações poderão entregar produtos, serviços, experiências e conteúdos exclusivos para seus fãs, com base nas informações de hábitos e comportamentos dos usuários nas plataformas.
”Além da nossa oferta atual de produtos licenciados e oficiais, lojas, canais de distribuição e conteúdo, com a OneFan, o Grupo SBF entra no universo de iniciativas mobile, programas de sócio-torcedor, num terreno cheio de outras possibilidades”, complementou Gustavo Furtado.
”O esporte ganha força, se aproxima do entretenimento e se alia à tecnologia para enfrentar os desafios deste novo momento. Por meio deste modelo de plataforma mobile que desenvolvemos, o clube se apropria não apenas de inteligência em tempo real, mas amplia as possibilidades de conexão e de receita diretamente com seus torcedores, sem intermediários”, finalizou Eduardo Tega, CEO da Sportheca.