Em meio às imensas polêmicas envolvendo o mercado de apostas esportivas, a Tunad, startup de moment marketing, divulgou nesta semana um levantamento sobre os resultados dos investimentos realizados pelas empresas do setor em publicidade. O estudo também procurou mensurar o retorno obtido por esses anúncios.
O levantamento levou em consideração seis grandes anunciantes do setor de apostas no Brasil: Betnacional, Betano, Sportingbet, Esportes da Sorte, Bet7 e Betfair.
Os critérios utilizados foram o volume de inserções publicitárias na TV e no rádio, as pesquisas sobre cada uma das marcas no Google, o uplift (termo técnico que pode ser descrito, a grosso modo, como o aumento nas interações digitais) e a efetividade de tais investimentos.
De janeiro a março deste ano, a empresa que mais anunciou foi a Betnacional, com 13.317 inserções no período. Na sequência, ficaram Betano (9.514), Sportingbet (7.816), Esportes da Sorte (3.931), Bet7 (2.518) e Betfair (1.920).
Efetividade das campanhas
A efetividade das campanhas, porém, não está necessariamente relacionada à quantidade de inserções. Quando se considera, por exemplo, o aumento das buscas por cada marca, as propagandas da Betano obtiveram um desempenho bem superior ao das demais.
De acordo com o estudo, 91,75% das inserções da empresa geraram interação entre o público. Em seguida, vieram Esportes da Sorte (88,07%), Betfair (84,01%), Betnacional (71,77%), Sportingbet (61,49%) e Bet7 (16,92%).
A Betano foi líder disparada de buscas no primeiro trimestre de 2023, tendo sido procurada 38 milhões de vezes no Google. Desse total, 12 milhões ocorreram durante a veiculação de inserções da marca na TV.
A Sportingbet veio na sequência, com 17 milhões de buscas. Completam a lista Betnacional, com 14 milhões; Betfair, com 4 milhões; Esportes da Sorte, com 969 mil; e Bet7, com 41 mil.
O maior uplift do período foi registrado pela Sportingbet (24,6%), seguida por Betnacional (18,5%), Betfair (5%), Bet7 (3,7%), Esportes da Sorte (3,3%) e Betano (1,5%).
Segundo a pesquisa, a Sportingbet obteve o segundo maior aumento na base de buscas após a veiculação de sua publicidade, com 98,44%, ficando atrás apenas da Bet7, com 136,81%.
O custo por uplift da Bet7, porém, foi o maior de todos, ficando em R$ 729,94, enquanto o da Sportingbet foi o mais barato, de apenas R$ 2,36.