A Nike está aproveitando o Mês da Mulheres para fazer uma série de mudanças globais de liderança sênior e reordenar forças femininas dentro da própria empresa. Na última quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a marca esportiva anunciou algumas dessas modificações internas.
Nesta segunda-feira (13), Amy Montagne, que era vice-presidente e diretora geral da Ásia-Pacífico e América Latina, passará por um processo de transição para liderar o negócio feminino nas mesmas duas funções, mas no segmento de mulheres. Ela substitui Whitney Malkiel, que decidiu deixar a empresa.
De acordo com o site Fashion Network, a executiva está há 18 anos na Nike e também já foi vice-presidente de categorias globais masculinas, assim como vice-presidente e diretora geral de globais femininas e as mesmas duas funções na área de merchandising global.
Ainda segundo a publicação, Montagne ainda ocupou cargos de grande responsabilidade na América do Norte, nos segmentos de running, treino feminino e sportswear.
No lugar de Amy Montagne, assumirá Cathy Sparks, que até então era vice-presidente direta da Nike para Europa, Oriente Médio e África (Emea). Sparks está há 25 anos na Nike e também já foi vice-presidente da Nike Direct para Europa para Emea, além de liderar o crescimento digital e direto dentro do Nike Sport Marketplace integrado.
Antes disso, ocupou os cargos de vice-presidente e diretora geral global de lojas diretas da marca, vice-presidente de conceitos de varejo direto da empresa, vice-presidente de lojas na América Latina, diretora geral do setor de vendas diretas ao consumidor de mercados emergentes e a mesma função no mercado da Coreia do Sul.
De acordo com a Nike, as mudanças fazem parte do plano Consumer Direct Acceleration (CDA) da empresa, anunciado em 2020 como uma estratégia para impulsionar o crescimento e o lucro a longo prazo.
“Estas mudanças reforçarão ainda mais os nossos pontos fortes e enfatizarão o compromisso de acelerar os nossos negócios para mulheres, investir nas nossas regiões geográficas e aumentar ainda mais os nossos principais talentos. Continuamos comprometidos em transformar a Nike mais rapidamente para definir o mercado do futuro e liderar a próxima fase de crescimento por meio do CDA”, resumiu Heidi O’Neill, presidente das áreas de consumidor e mercado da Nike.