Proprietário da marca de materiais esportivos Penalty, o Grupo Cambuci divulgou, nesta quarta-feira (3), o balanço relativo ao primeiro trimestre deste ano. A empresa anunciou um faturamento de R$ 135 milhões nos três primeiros meses de 2023, o que representa um crescimento de 44% em comparação ao mesmo período de 2022.
O lucro bruto do Grupo Cambuci teve um aumento de 55,4% no período, alcançando um valor nominal de R$ 54,8 milhões. O resultado líquido, por sua vez, cresceu 170,7%, atingindo R$ 20,3 milhões.
O lucro obtido antes de despesas financeiras, depreciação e impostos sobre a renda (Ebitda) ficou em R$ 30,7 milhões, o que representa 80,7% a mais em comparação ao primeiro trimestre de 2022.
“Estamos atravessando um momento especial na história da Penalty, empresa cinquentenária no país. Os bons resultados são reflexo de um trabalho minucioso desenvolvido pelos nossos executivos para controlar os custos e aumentar as receitas. Com essas medidas, além da geração de caixa, conseguimos almejar uma lucratividade maior”, afirmou Roberto Estefano, fundador da marca e presidente do conselho administrativo da Cambuci S.A.
Meta para 2023
Os bons resultados anunciados nesta semana vêm na sequência do melhor resultado da história do grupo, que atingiu uma receita bruta de mais de R$ 500 milhões em 2022. Para 2023, a meta da empresa é crescer 10% em relação ao ano passado.
O Grupo Cambuci ainda informou que sua base de clientes aumentou em 29%, sendo 9 mil apenas no varejo, considerado o setor alvo da empresa. A atuação já alcança 19 países, com operação também na Argentina e no Japão. A Penalty está presente em mais de 20 e conta com três fábricas na Região Nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba).
Vale lembrar que, atualmente, a Penalty fornece a bola oficial dos Campeonatos Paulista e Carioca de futebol. A marca também é uma das principais parceiras do Novo Basquete Brasil (NBB), com a produção dos materiais de jogo e direito de promoção do Jogo das Estrelas.