Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Outros / Investimento

Puma fecha parceria com "mago" do xadrez e quer democratizar esporte

Marca alemã também apoiará o circuito mais popular do calendário mundial da modalidade

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 21/02/2022, às 15h15

Magnus Carlsen é considerado um dos melhores jogadores de xadrez da história - Reprodução / Twitter (@PUMA)
Magnus Carlsen é considerado um dos melhores jogadores de xadrez da história - Reprodução / Twitter (@PUMA)

A Puma fechou uma parceria com um dos maiores enxadristas do mundo, o norueguês Magnus Carlsen. Pelo acordo, a marca alemã também apoiará o Meltwater Champions Chess Tour, administrado pelo Play Magnus Group, empresa fundada por Carlsen.

O tour on-line é o circuito mais popular do calendário mundial da modalidade, que atinge milhões de fãs em todo o planeta por meio de uma apresentação inovadora do xadrez como um esporte para espectadores. O evento, no entanto, ainda não é chancelado pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

A parceria fará com que a Puma seja responsável pela criação de conteúdo e ativações para entusiastas do xadrez em todo o mundo, além de buscar atrair mais fãs para o jogo.

“Muitas vezes pensamos nos esportes como algo físico, mas você também precisa de força mental. Poucas pessoas incorporam esse espírito como Magnus, que é amplamente considerado o melhor jogador de xadrez de todos os tempos. Estamos orgulhosos de que ele tenha se tornado parte da família Puma”, afirmou Bjørn Gulden, CEO da Puma.

“Fazer parte de uma grande empresa como a Puma e me juntar a tantas pessoas que admiro pessoalmente é especial para mim. Como enxadrista, sou um grande fã de esportes e isso torna essa parceria ainda melhor”, destacou Magnus Carlsen.

Aos 31 anos, o norueguês é considerado um fenômeno do xadrez há quase duas décadas. Cinco vezes campeão mundial da modalidade, ele se tornou Mestre Internacional de Xadrez em 2003, antes de completar 13 anos de idade. No ano seguinte, se transformou no mais jovem Grande Mestre de Xadrez da história à época.

A edição 2022 do Meltwater Champions Chess Tour teve início no último sábado (19) e irá até 20 de novembro. A premiação total da competição será de US$ 1,6 milhão.