No próximo mês de agosto, quando o Campeonato Paulista de vôlei masculino começar, a Vedacit estará de olho na performance do Vôlei Guarulhos dentro de quadra e, ainda, no resultado de vendas de produtos da marca na cidade da região metropolitana de São Paulo.
Com acordo de patrocínio à equipe renovado até a temporada 2023/2024, a empresa de impermeabilizantes e materiais para a construção agora quer medir de que forma o apoio ao esporte tem impactado nos negócios dentro da cidade-sede do time.
Depois do primeiro quadrimestre deste ano, já identificamos que houve um aumento de 30% nas vendas aproximadamente na região de Guarulhos
Luis Fernando Guggenberger, diretor de marketing, inovação e sustentabilidade da Vedacit
“Queremos cada vez mais colocar o asset nas mãos do time comercial. Levar lojistas, clientes e pensar em ações comerciais ligadas ao time, olhar o trade marketing e como potencializar o patrocínio para ações”, afirmou Luis Fernando Guggenberger, diretor de marketing, inovação e sustentabilidade da Vedacit, em entrevista à Máquina do Esporte.
De acordo com o executivo, desde o começo do ano que o departamento de marketing tem olhado para o patrocínio tentando ir além apenas da exposição de marca como métrica de resultado sobre o investimento.
“Depois do primeiro quadrimestre deste ano, já identificamos que houve um aumento de 30% nas vendas aproximadamente na região de Guarulhos. Logicamente que não é só isso, mas tem uma relação também com o patrocínio, com a lembrança de marca que ele traz e a procura das pessoas pela marca na cidade”, completou Guggenberger.
No primeiro semestre, o Vedacit Vôlei Guarulhos teve, dentro de quadra, seu melhor desempenho na história. A equipe chegou à semifinal da Superliga, dois anos após estrear na competição. A boa performance esportiva fez os resultados de exposição de marca da Vedacit saltarem.
“Ainda estamos computando os dados do Ibope Repucom, mas não dá para comparar com a temporada passada. Já tivemos mais de R$ 100 milhões de retorno de exposição em mídia, que continua a ser um grande instrumento para medir o investimento”.
O aumento da exposição da marca nacionalmente é um dos objetivos da Vedacit, tanto que a expectativa para a temporada que começa no próximo mês é que a equipe, dentro de quadra, consiga se manter entre os quatro principais times do país. Para isso, o patrocinador ajudou até mesmo no reforço do clube, mas fora da quadra.
A Vedacit foi quem aproximou a Starrett do Vôlei Guarulhos. Anunciada no último dia 13 de julho como patrocinadora da equipe, a empresa de ferramentas para a construção fechou o acordo depois de uma troca de melhores práticas com a patrocinadora máster do time.
“Fizemos uma reunião de benchmarking com a Starrett e mostramos a eles os resultados que vínhamos tendo com o vôlei. Daí saiu a ideia de eles também patrocinarem o time. Somos empresas que atuamos em nichos diferentes da construção civil, então temos olhado oportunidades de atuarmos juntos, de fazermos mais com menos”, afirmou Guggenberger.
A chegada do novo patrocínio faz parte do projeto da própria Vedacit de ajudar o time de vôlei a não ficar dependente de apenas uma marca.
“Queremos seguir junto com o time, tanto que aprovamos em conselho a renovação do patrocínio até 2024 e na próxima temporada aumentaremos o investimento. Mas queremos que o clube consiga ampliar suas fontes de receita para que, quando chegar o dia de a Vedacit sair do patrocínio, o projeto esteja firme”, finalizou o executivo.