Principal torneio masculino de tênis da América do Sul, o Rio Open representa uma vitrine importante para grandes empresas que atuam na área esportiva.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado desenvolvendo produtos de tecnologia a partir dos dados, a Sportradar tornou-se, no fim do ano passado, parceira da Tennis Data Innovations (TDI), veículo de joint venture especializado da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e da ATP Media.
Esse acordo dá à Sportradar o acesso a dados globais e direitos de streaming para apostas e informações de mídia, para todos os eventos do ATP Tour, incluindo o Rio Open, e do ATP Challenger Tour.
Em entrevista à Máquina do Esporte, o diretor regional de vendas da empresa para a América Latina, Mateo Lenoble, comentou a respeito dessa parceria com a ATP e da expectativa em relação ao Rio Open.
De acordo com ele, a parceria, denominada ATP Service+, concentra-se em impulsionar o crescimento comercial do tênis e em aumentar as oportunidades de envolvimento dos fãs no mercado downstream (termo em inglês que diz respeito a etapas posteriores em um fluxo de trabalho) por meio do desenvolvimento de novos produtos de apostas e mídia.
“São mais de 17 mil partidas, além do portfólio de tênis da Sportradar (90 mil partidas, em 2023), para oferecer aos operadores de apostas de mais de 250 torneios no ATP Tour e no ATP Challenge Tour”, explicou Lenoble.
Segundo o executivo, a ideia é oferecer novas maneiras para fãs e apostadores experimentarem o tênis. De acordo com ele, a Sportradar usa os novos níveis de dados mais profundos para potencializar produtos e informar de maneira mais intensa os fãs, mantendo-os engajados por mais tempo e fornecendo todas as informações de que precisam em um só lugar.
“Embora isso beneficie o detentor dos direitos, também favorece os operadores de apostas, pois novos fãs serão atraídos para apostar como resultado de produtos excitantes e inovadores concebidos para envolvê-los e, ao mesmo tempo, educá-los sobre o tênis através de mais pontos de dados e informações do que nunca. Esses produtos estimulantes são necessários para criar engajamento e contar histórias, mais do que apenas os meios tradicionais de assistir a um vídeo ou consultar dados”, avaliou o executivo.
Perspectivas para o mercado brasileiro
Segundo Lenoble, o tênis conta, atualmente, com 1,6 bilhão de fãs em todo o mundo e está entre os cinco principais esportes para apostas em volume anual de negócios globalmente. Ainda de acordo com ele, o formato e a pontuação do jogo são considerados simples de apostar, além de ter sido a primeira modalidade a oferecer apostas por pontos, agora conhecidas como “microapostas”.
“O ATP 500 Rio Open no Brasil é o maior evento de tênis da América Latina e atrai fãs e apostadores de todo o mundo”, ponderou o executivo, que também comentou sobre as perspectivas da empresa para o mercado brasileiro.
“Em mercados emergentes, como o Brasil, ajudamos os nossos clientes a compreender a indústria e a melhorar o envolvimento com os seus parceiros. Este tem sido um dos nossos principais objetivos desde que começamos a trabalhar na América Latina. Em relação à região, o Brasil é naturalmente o principal mercado devido ao tamanho do país e da população. O mercado de apostas esportivas evoluiu significativamente nos últimos anos, e o mercado brasileiro tem enorme potencial”, salientou.
A integridade esportiva, aliás, é uma das principais áreas de atuação da Sportradar. Atualmente, a empresa presta serviços a 180 federações esportivas, ligas, autoridades policiais e estaduais, para fornecer monitoramento de apostas para competições e eventos.
“A Sportradar fornece serviços de integridade para todos os eventos do ATP Tour e do ATP Challenger Tour para proteger as competições contra a ameaça de manipulação de resultados e corrupção relacionada a apostas, incluindo monitoramento e abordagem de ameaças e riscos à integridade por meio de devida diligência e apoio à investigação”, finalizou o executivo.