Pular para o conteúdo

XP será patrocinadora e investidora do Rio Open a partir de 2026

Iniciativa reforça posicionamento estratégico da empresa, parceira de João Fonseca desde o ano passado, no universo do tênis

João Fonseca em sua partida no Rio Open 2025 - FotoJump/Divulgação

João Fonseca durante partida no Rio Open 2025 - FotoJump / Rio Open

A XP Investimentos anunciou, nesta sexta-feira (27), que será patrocinadora e investidora do Rio Open, principal torneio de tênis da América do Sul, a partir da edição de 2026. Os valores do acordo não foram revelados. Já a duração foi divulgada apenas como sendo “de longo prazo”.

De acordo com a XP, a iniciativa serve para reforçar o posicionamento estratégico da empresa no universo do tênis, bem como ampliar a conexão emocional com João Fonseca, atual número 1 do país, que é carioca, tem o Rio Open como “berço” e é patrocinado pela marca desde junho do ano passado.

“O nosso grande sonho é colocar o Brasil entre os grandes palcos do tênis mundial. Mais do que investir no esporte, queremos celebrar o orgulho de ser brasileiro e dar visibilidade internacional a talentos como o João Fonseca e tantos outros tenistas do país. Esse movimento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do esporte e com a construção de um legado que inspire futuras gerações”, destacou Guilherme Benchimol, fundador e presidente-executivo do Conselho de Administração da XP.

“O Rio Open, principal torneio da América do Sul, é um dos grandes casos de sucesso da IMM. A empresa é a principal do país nos segmentos de esporte e entretenimento. Temos um portfólio de produtos relevantes, em parceria com ligas esportivas e empresas globais. Além dessas alianças, temos grande conhecimento do público. Tudo isso permite que as marcas dos nossos parceiros criem experiências, engajamento e relacionamento exclusivos. São esses ativos que agora estão à disposição da XP, um parceiro que nos enche de orgulho”, comentou Alan Adler, CEO da IMM, promotora do Rio Open.

Vale lembrar que o patrocínio ao Rio Open se soma a outras iniciativas já conduzidas pela XP no tênis, como o apoio ao Itanhangá Golf Club e à Yes Tennis, equipe de formação do próprio João Fonseca e de outros jovens talentos do tênis nacional. Além disso, a XP também tem marcado presença em torneios internacionais com o objetivo de promover experiências exclusivas para os clientes.

Como investidora oficial do Rio Open 2026, a empresa ganhará destaque em toda a arena montada no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), nas transmissões e nas ativações de marca, incluindo no Leblon Boulevard (espaço de convivência e onde ficam as ativações dos patrocinadores e a área de gastronomia do evento) e no Corcovado Club (principal área vip do torneio). Além disso, oferecerá benefícios exclusivos para os clientes, como pré-venda e descontos em ingressos, experiências vips e ativações de hospitalidade com atletas do circuito mundial.

“Desde a primeira edição [no total, 11 edições foram disputadas até o momento], tínhamos a ambição de criar um evento de alto nível e uma marca que fosse desejada. A chegada da XP no evento confirma que esse objetivo foi alcançado. Damos as boas-vindas à XP e estamos orgulhosos pelo nascimento desta parceria que levará o tênis brasileiro a grandes momentos”, ressaltou Marcia Casz, diretora-geral do Rio Open.

“Mais do que um patrocínio, estamos construindo uma plataforma proprietária de conteúdo e relacionamento com os nossos clientes, tendo o tênis como pilar central. Vamos conectar todas as nossas ações, da campanha com o João Fonseca ao Rio Open, em uma narrativa única de transformação e orgulho nacional”, explicou Lisandro Lopez, diretor de marketing da XP.

A 12ª edição do Rio Open já tem data marcada. O evento será realizado entre os dias 14 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma vez no Jockey Club Brasileiro.