O Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou a realização da edição 2026 da Corrida Time Brasil para o dia 17 de maio, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, criado para aproximar o público do universo olímpico, tem como destaque deste ano a presença da Adidas, em aprofundamento das relações com a entidade, e a possibilidade de expansão nacional.
Após fornecer o vestuário da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, realizados no início deste ano, a Adidas amplia a presença no COB e passa a ser responsável pelo fornecimento das camisas dos corredores. O kit entregue aos participantes contará ainda com acessórios complementares, como ecobag, viseira e pochete.
O movimento acompanha um projeto de expansão da propriedade “Corrida Time Brasil”. Além do aumento de 33% no limite de inscritos da etapa do Rio de Janeiro (RJ), que passa a receber 4 mil pessoas, o COB desenvolve estudos para levar a prova a outras capitais.
São Paulo e Brasília são os primeiros mercados mapeados para receber novas etapas, uma medida que buscaria consolidação comercial e institucional do conceito de “Nação Esportiva” defendido pela organização.
“A Corrida Time Brasil é uma forma de aproximar o público do movimento olímpico e mostrar que o esporte faz parte da vida de todos. Quando falamos em Nação Esportiva, estamos falando exatamente dessa conexão entre atletas e sociedade”, disse Manoela Penna, diretora de comunicação, marketing e valores olímpicos do COB.
RJ
A etapa do Rio de Janeiro sofrerá alterações para acomodar o crescimento de público e as ações de parceiros. A largada e a chegada foram transferidas para o “Live Site”, uma área que centralizará as ativações de patrocinadores e das Confederações.
As distâncias da prova seguem inalteradas, oferecendo percursos de 3 km para caminhada e opções de 5 km e 10 km para corrida.
O COB manterá o uso da imagem de nomes relevantes dos esportes olímpicos para agregar valor à experiência da prova. A programação prevê a ex-saltadora Fabiana Murer no comando do aquecimento e uma apresentação do atleta de snowboard Pat Burgener pós-prova.
“O grande diferencial da Corrida Time Brasil é esta troca entre público em geral e atletas olímpicos durante a corrida. Isto não só permanece como será ampliado”, apontou Manoela Penna.
A retirada dos kits, agendada para os dias 15 e 16 de maio no Centro de Treinamento do Parque Aquático Maria Lenk, funcionará como um evento prévio de relacionamento, com exposições do acervo olímpico e interações com o mascote Ginga.
As vendas para o público geral começam no dia 13 de abril, com inscrições fixadas em R$ 150. Os participantes da edição de 2025 terão acesso a uma pré-venda com desconto de 10% e garantirão a segunda peça da medalha em formato de mandala, projetada para ser completada ao longo do ciclo olímpico até os Jogos de Los Angeles 2028.
