Mais tradicional prova de rua do Brasil, a Corrida de São Silvestre chega a sua 100ª edição mobilizando as marcas patrocinadoras, que prepararam uma série de ativações e experiências para os participantes.
Segundo informações divulgadas pela Vega Sports, organizadora da prova, a edição deste ano será a maior da história da São Silvestre, com 55 mil inscritos, vindos de 44 países.
Ao todo, serão 4,6 mil corredores internacionais. As nações com maiores números de participantes são Brasil, Alemanha, Estados Unidos e Espanha.
A prova deste ano será marcada pelo aumento na proporção de participantes mulheres, que serão 47,02% do total de inscritos, contra 38,44% em 2024.
A São Silvestre 2025 contará com 5,5 mil corredores com idades acima de 60 anos. O mais velho longevo tem 95 anos.
O Sudeste responde por 36.661 inscrições, das quais 30.362 são de residentes em São Paulo. A lista dos estados com maiores números de participantes conta ainda com Rio de Janeiro (3.064), Minas Gerais (2.590) e Paraná (2.571) no topo.
Os corredores deverão receber, ao todo, 730 mil copos de água, durante o percurso. A expectativa é de que 28 mil pessoas acompanhem a prova, no decorrer do trajeto, pelas ruas do Centro de São Paulo (SP).
A 100ª edição da São Silvestre irá distribuir R$ 295.160 em prêmios, maior valor já pago na história da prova. A estimativa é de que 2,2 mil pessoas trabalhem na organização da corrida.
Parceira oficial de imagens da São Silvestre, a Fotop irá mobilizar 350 fotógrafos na cobertura do evento. A meta da empresa é disponibilizar 15 milhões de imagens da prova.
“Essa é uma operação pensada para o atleta. A São Silvestre é a corrida mais simbólica do país e queremos que cada pessoa que cruza a largada saiba que faz parte de algo épico. É sobre se preparar para viver o que vai ficar”, afirma André Chaco, cofundador e CEO da Fotop.
Além dos fotógrafos espalhados pelo percurso, a cobertura envolve uma estrutura de mais de 60 profissionais, entre times de tecnologia, curadoria, atendimento, logística e operação.
Na edição anterior, a Fotop já havia realizado a maior cobertura fotográfica da história da São Silvestre até então, com 150 fotógrafos mobilizados e mais de 7 milhões de imagens publicadas.
Ativações
Esses números superlativos tornam a Corrida de São Silvestre um prato cheio para as marcas parceiras. Principal patrocinadora da prova, a Asics iniciou suas atrações antes mesmo do dia da corrida, com ativações realizadas na Expo, que ocorre no Parque do Ibirapuera.
Isso inclui o evento chamado Shakeout Run, com atletas de elite da marca, que irão participar da 100ª edição da São Silvestre.
Ao longo dos quatro dias da Expo, atletas de alto rendimento correram ao lado de amadores em um percurso de 6 quilômetros, dentro do Parque Ibirapuera.
O time de corredores profissionais incluiu Johnatas Cruz, Adriana Silva, Andre Aparecida Hessel (Carroça) e Lucas Barboza.
Já no dia da corrida, as ativações incluirão pórticos infláveis contendo mensagens motivacionais, instalados ao longo da temida Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
Na reta final da prova, no quilômetro 14, a torcida da Asics contará com acessórios para animação. Já na entrada da Avenida Paulista, um pórtico com DJ vai animar os instantes derradeiros do percurso.
A Asics ainda preparou ativação para depois da corrida, iniciativa que será realizada na Galeria Magalu, na Avenida Paulista.
Numa parceria com a Netshoes, a marca esportiva vai oferecer a personalização das medalhas com nome do atleta e tempo total de desempenho, além da revelação de uma foto temática.
A ativação será na quarta-feira (31), das 10h às 14h, sexta-feira (2), das 14h às 20h, e também no sábado (3) e no domingo, das 10h às 16h.
A Bacio di Latte também marcará presença na 100ª edição da São Silvestre. A empresa desenvolveu um picolé com sabor exclusivo, que será distribuído aos mais de 50 mil atletas que deverão cruzar a linha de chegada na Avenida Paulista.
A indústria de alimentos naturais DaColônia instalou um estande na Expo São Silvestre, onde o destaque ficou por conta das barrinhas proteicas, paçocas, cremes e pastas de amendoim, entre outras opções alinhadas à nutrição esportiva, vegana e orgânica.
