O Assaí Atacadista, por meio do Instituto Assaí, responsável pelo investimento social da rede, é apoiador da Corrida e Caminhada Contra a Fome, que será realizada no próximo domingo (17), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP). A prova une esporte e solidariedade no combate à fome, e contará com três distâncias: 1km (caminhada) e 5km e 10km (corrida).
Promovido pela organização não governamental (ONG) Ação da Cidadania, o evento reverterá toda a renda arrecadada com as inscrições em cestas básicas, que serão distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade apoiadas pelos projetos da organização. Cada inscrição será transformada em 1kg de alimento, o que fará com que cerca de 5 toneladas sejam doadas.
De acordo com o Instituto Assaí, mais do que um evento esportivo, a ação é “um chamado coletivo para enfrentar a insegurança alimentar, que ainda atinge milhões de brasileiros e brasileiras”. Todos os alimentos arrecadados serão destinados à própria Ação da Cidadania, organização com atuação em diversas regiões do país.
Criado em 2022, o Instituto Assaí concentra as iniciativas sociais da rede atacadista e mobiliza clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros em torno de causas como o combate à fome, o incentivo ao empreendedorismo alimentar e a promoção do esporte como ferramenta de cidadania.
Ao patrocinar a Corrida e Caminhada Contra a Fome, a ideia do instituto é ampliar sua atuação e contribuir para o objetivo do esporte ser visto como um agente de transformação social.
Vale lembrar que, além do apoio à prova, o Instituto Assaí mantém outras frentes de incentivo ao esporte. Em 2023, lançou o edital Esporte e Cidadania, que oferece capacitação técnica e apoio financeiro a organizações sociais. No ano seguinte, 15 dessas organizações participaram do Festival Esporte e Cidadania, com atividades simultâneas em diversas cidades.
Por fim, também em 2024, o Instituto realizou o 1º Fórum Esporte e Cidadania, em parceria com a Rede Esporte pela Mudança Social (Rems). O encontro reuniu cerca de 200 participantes, incluindo representantes das organizações apoiadas e integrantes da rede, e promoveu palestras, oficinas e rodas de conversa sobre o papel do esporte na promoção da cidadania e da justiça social.