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Pesquisa: Inscrições esportivas devem crescer 26% e movimentar R$ 1 bilhão pela primeira vez em 2025

Estudo do Ticket Sports indica o surgimento de novos eventos e organizadores, o que deve tornar maior a concorrência no mercado

Estudo do Ticket Sports indica que inscrições esportivas devem crescer 26% em 2025 e mercado deve atingir R$ 1 bilhão em movimentações pela primeira vez - Bruno Barros / Fotop

O mercado de eventos esportivos deve crescer 26% em 2025, de acordo com Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina.

O dado foi apresentado na palestra “Panorama 2025: Tendências e Números” no 3º Summit Abraceo (Associação dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor) | CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que está sendo realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP). Em sua palestra, Daniel destacou ainda que o mercado deve atingir R$ 1 bilhão pela primeira vez. 

De acordo com os dados da plataforma, em 2024 houve um crescimento de 45% no volume de inscrições. Para 2025, espera-se um crescimento de novos eventos, com novos organizadores surgindo, mas também um período desafiador de vendas.

No primeiro trimestre, ocorreu um aumento de 30% no número de novos organizadores, o que deve tornar a concorrência por inscrições de provas ainda mais acirrada. 

“Este ano será mais desafiador para a venda de inscrições devido à percepção equivocada de que organizar corridas é algo simples e por conta da entrada de novos organizadores”, disse Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports e colunista da Máquina do Esporte.

“Nosso objetivo é apoiá-los e ajudá-los a se manterem no mercado. A corrida é uma plataforma poderosa para transformar mentalidades e disseminar conhecimento, mas grandes projetos só se consolidam com consistência e, para isso, o planejamento é fundamental”, acrescentou.

Potencial

Krutman apontou que o mercado esportivo tem potencial para crescer ininterruptamente pelos próximos 100 anos, sendo uma solução para questões relacionadas à saúde mental, exaustão, solidão, obesidade e longevidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em pesquisa de 2022, estima que mais de 1 bilhão de pessoas possuem algum problema mental, enquanto mais de um terço dos adultos se sentem solitários. Nesse contexto, os eventos esportivos se tornam uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida da população.

Para os organizadores que desejam crescer e se manter no mercado, Krutman fez algumas recomendações: mitigar riscos e buscar a autorregulação do setor, observar o cenário macroeconômico para tomar decisões estratégicas, apostar em consistência e compreender que a sustentabilidade dos eventos requer planejamento e profissionalização.

Organizadores

O mercado de eventos esportivos segue em expansão, mas com um alto índice de “mortalidade” entre os organizadores. Dados do Ticket Sports indicam que 39,93% dos organizadores que já realizaram eventos na plataforma não existem mais. 

Apenas 16% das organizações estão no mercado há oito anos ou mais, enquanto 30% operam entre seis e sete anos.

“Abri minha palestra destacando que a maioria dos eventos não se sustenta apenas com as inscrições. A média de receita anual com inscrições é de R$ 316 mil, mas 80% desse valor está concentrado nas mãos de apenas 14,32% dos organizadores”, explicou Krutman.

“No Ticket Sports, o maior faturamento individual equivale à soma dos 481 menores organizadores, evidenciando uma grande desigualdade na distribuição de recursos. Nosso desafio é ajudar os organizadores a se planejarem melhor, a realizarem eventos de qualidade que fidelizem os esportistas e aumentem suas chances de permanecer no mercado”, afirmou o executivo.

Outros mercados

Nos Estados Unidos, 15% da população corre regularmente, totalizando cerca de 50 milhões de pessoas. No Brasil, esse número chega a 13 milhões.

Para garantir um crescimento constante, Krutman enfatizou a necessidade de ações que aumentem as barreiras de entrada e saída do setor, fortalecendo a profissionalização e a segurança dos eventos.

“Precisamos de planos sólidos para o crescimento do setor, e encontros como este Summit são fundamentais para isso. O alto volume de saída de organizadores reforça a necessidade de consistência e planejamento para a sustentabilidade dos negócios”, concluiu.

Evento

No segundo dia do evento, realizado nesta terça-feira (1º), Krutman também participou do painel sobre o lançamento do calendário oficial e apresentação dos números da CBAt e da Abraceo, ao lado de Paulo Carelli e Silvia Herrera, às 16h15 (horário de Brasília).

O Summit tem como objetivo conectar as principais partes interessadas do ecossistema da corrida de rua brasileira e federações de atletismo, promovendo a troca de experiências e fortalecendo o setor.

O evento é voltado para todos os profissionais que buscam se atualizar, trocar experiências e expandir suas redes de contato no mercado esportivo e conta com a parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).