Ticket Sports: Asics e Olympikus desbancam Nike e Adidas no gosto popular quando o tema é tecnologia

Batizado de "Tecnologia e Esporte", estudo mostrou que os entrevistados estão em busca de equipamentos de qualidade, como wearables, tênis de placa e tênis focados em amortecimento - Divulgação / Ticket Sports

A plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos Ticket Sports divulgou, nesta segunda-feira (9), um estudo sobre a relação entre tecnologia e esporte. A pesquisa, realizada em parceria com o Arena Hub, centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco no esporte, teve alguns dados revelados na última terça-feira (3), durante o Máquina Talks, evento organizado pela Máquina do Esporte em São Paulo (SP) e que apresentou como tema a “Transformação Digital no Esporte”.

“A parceria entre o Arena Hub e o Ticket Sports na construção desta pesquisa é um passo estratégico para compreender o nível de inovação no mercado de corrida de rua e esportes outdoor. Nosso objetivo é identificar tendências, oportunidades e desafios, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impactem positivamente atletas, organizadores e toda a cadeia do esporte”, afirmou Fernando Patara, cofundador e head de inovação do Arena Hub.

Batizado de “Tecnologia e Esporte”, o estudo mostrou que os entrevistados estão em busca de equipamentos de qualidade, como wearables, tênis de placa e tênis focados em amortecimento. Nesse quesito, pela primeira vez dentro de um levantamento da base do Ticket Sports, Asics (23,4%) e Olympikus (22,9%) foram lembradas como referências no assunto. O Top 5 fica completo com Nike (13,2%), Adidas (10,6% e Mizuno (5,8%).

“É interessante notar que algumas marcas que antes eram líderes de preferência estão perdendo espaço para novas opções no mercado”, destacou o relatório.

Com os atletas amadores procurando melhorar a performance, a pesquisa revelou que 84,4% das pessoas utilizam um relógio esportivo, e a marca mais lembrada pelos praticantes de corrida foi a Garmin (36,9%), seguida por Samsung (11,4%) e Amazfit (10,2%). De acordo com os entrevistados, 74,4% procuram esse produto para ter o auxílio do GPS, enquanto 63,2% buscam o monitoramento da frequência cardíaca.

Já entre os aplicativos, o Strava foi o mais citado com 46,3% das respostas. Atualmente, a marca possui 100 milhões de usuários em todo o mundo, segundo dados divulgados recentes. O Top 3 ainda conta com Garmin Connect (17,5%) e Adidas Running (8,5%).

Perfis

Fruto de um levantamento com esportistas de todo o país e com o objetivo de compreender o impacto dessas tecnologias no desempenho dos esportistas, na experiência dos espectadores e na gestão de eventos esportivos, a pesquisa obteve mais de 4 mil respostas, que foram coletadas ao longo dos meses de setembro e outubro deste ano.

Em relação a gênero, 64,9% dos atletas usuários de tecnologia esportiva são do sexo masculino, enquanto 35,1% são mulheres. Em termos de idade, a maior parte do público entrevistado tem entre 41 e 50 anos (33,8%). Já quando o assunto é tempo no esporte, segundo o recorte, 36,6% praticam algum esporte há mais de 11 anos, o que demonstra um conhecimento consolidado sobre as tecnologias.

“Essa pesquisa mede o nível de adoção de tecnologias já consolidadas por atletas amadores com a função de entender a capilaridade, o comportamento e impactos sociais e de motivação para o esporte, que combina cada vez mais com a inovação tecnológica. Ao lado do Arena Hub, realizamos um mapeamento que contou com mais de 4 mil respostas e descobrimos novos cenários de presença de marcas no setor, com resultados inéditos de tênis, aplicativos e acessórios tech”, destacou Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, que foi mediador do painel “Atletas Amadores e Tecnologia: Uma relação poderosa”, que também contou com as participações de Asics, Strava e Milk.

A pesquisa completa está disponível de forma gratuita ao público, com o intuito de fornecer conhecimento para o mercado de uma forma geral. Ela pode ser acessada neste link.

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