Apostas movimentam R$ 1 bi

O mercado espanhol de apostas esportivas é um dos que mais registram crescimento em todo o mundo. Focado no futebol, o setor conta com 100 mil apostadores ativos e fatura cerca de 413 milhões de euros (R$ 1 bilhão) por ano no país. Em média, cada usuário gasta 400 euros (R$ 1 mil) mensais em apostas online. O desenlace incerto da Liga Espanhola de Futebol, por exemplo, fez com que o número de apostas tivesse um aumento considerável nos últimos dias. “Nas últimas cinco rodadas, a briga entre Real Madrid, Barcelona e Sevilla gerou cerca de 30% a mais de apostas do que o habitual”, disse Xabier Ojer, porta-voz da Betfair, casa de apostas, ao jornal “La Vanguardia”. A Liga é responsável por 40% do total de apostas esportivas no país. A disputada reta final desta temporada deve fazer com que a porcentagem seja ainda maior no balanço realizado ao término do ano. A Liga dos Campeões da Uefa, a Premier League inglesa e o Campeonato Italiano também despertam grande interesse entre os espanhóis. Os demais esportes oscilam de acordo com o desempenho dos atletas locais. A Fórmula 1, com o bicampeonato de Fernando Alonso, teve um crescimento importante nos dois últimos anos. Socialmente, a visibilidade das apostas aumentaram muito nos últimos anos, principalmente com a entrada da Betandwin no mercado esportivo. Com 11 milhões de clientes espalhados em 20 países, a empresa é patrocinadora do Milan, atual campeão europeu, e chegou a negociar com o Barcelona. A casa de apostas também patrocinava o Werder Bremen, mas rompeu o contrato após a polêmica envolvendo as restrições da legislação alemã e esse tipo de negócios. Em Portugal, a empresa teve de ir à justiça para manter o apoio à Primeira Divisão do futebol. Mesmo na Espanha, onde o mercado está em expansão, a 888.com teve problemas com o jogador Kanouté, do Sevilla, que se recusou a estampar a marca da empresa em sua camisa por motivos religiosos. Na América do Sul, a Bwin chegou a fechar um acordo com o Boca Juniors, mas voltou atrás após repercussão negativa na Argentina do acerto. O negócio duplicaria o valor recebido pelo patrocínio de camisa ao clube portenho.

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