Band ?tira? audiência da Globo no futebol

Após duas temporadas compartilhando a transmissão do futebol com a Bandeirantes, a Globo não tem o que comemorar. Desde que iniciou a ?divisão? dos direitos de TV dos principais campeonatos nacionais com o canal do Morumbi, a emissora viu sua audiência despencar e, conseqüentemente, acompanhou o crescimento da parceira. A Globo fechou 2008 com os piores índices dos últimos quatro anos. A média, não divulgada oficialmente pelo canal, deve ficar abaixo dos 23 pontos, número registrado no ano passado. Na temporada de 2005, por exemplo, a emissora cravou 27,5 pontos e média e 47,2% de share. Em contrapartida, a Bandeirantes saiu de 4,2 de pontos de média e 7,3% de participação em 2007 para 5,1 de média e 8,7% de share neste ano. A trajetória das duas emissoras também é inversa no que se refere ao período em que os jogos são transmitidos. Enquanto a Globo leva vantagem nas partidas disputadas à noite (média de 25,7 em 2008), a Band obtém melhores resultados na faixa vespertina (média de 5,2 pontos). A queda na audiência, contudo, não esfriou o interesse da Globo em manter o modelo vigente de parceria. O contrato com o canal paulista foi renovado por mais dois anos no último mês de outubro. Além do pacote tradicional, com Brasileiro, Paulista, Copa do Brasil e Sul-Americana, o canal paulista terá o direito de transmitir o Campeonato Carioca em 2009 e 2010. A ?cereja do bolo?, no entanto, é a divisão da Copa do Mundo de 2010, que será disputada na África do Sul, selada há duas semanas por valores não revelados. A principal competição do futebol mundial será o último evento de grande porte transmitido pela Globo, no mínimo, até 2014. Os direitos dos Jogos Pan-Americanos de 2011, que será realizado em Guadalajara, e dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, pertencem à Record. O canal de Edir Macedo vislumbrava a possibilidade de fechar um negócio para, em troca da cessão das Olimpíadas, abocanhar o Mundial. O acordo entre Globo e Band, porém, praticamente sepultou as negociações nesse sentido. Cada ponto no Ibope equivale a 54 mil domícilios na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

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