Brasil assiste à repatriação de pilotos

Até o início desta década, o automobilismo brasileiro passava por uma fase de incertezas. Sem campeonatos fortes e pouca divulgação, os bons pilotos tinham como única alternativa migrar para corridas no exterior para, assim, conseguir bons salários. Porém, esse panorama mudou radicalmente nos últimos anos. Com o fortalecimento de categorias como a Fórmula Truck e a Stock Car, os pilotos, que antes buscavam melhores oportunidades em corridas internacionais, passaram a fazer o caminho inverso, de olho nas chances recém-criadas no mercado nacional. “Nós sempre tivemos quatro ou cinco pilotos que eram profissionais, o resto era amador. Eles investiam em suas carreiras para correr fora. Os que corriam no país faziam mais pelo amor ao automobilismo. Hoje isso mudou, com todo mundo profissional, ganhando salário, e isso atraiu muitos pilotos que tiveram oportunidades na Fórmula 1, por exemplo”, explica Gualter Salles, piloto da Stock Car, mas com vasta experiência também na Fórmula Indy. Além de Salles, pelos menos outros cinco pilotos que disputarão a temporada 2007 da Stock Car – cujo início acontece neste domingo – já passaram pela Fórmula 1. Com uma categoria forte e a presença de pilotos de renome internacional, os patrocinadores passaram a enxergar o automobilismo como um negócio de potencial. Dessa forma, grandes empresas se associaram aos atletas, aumentando ainda mais a receita movimentada neste esporte. “Hoje os pilotos são grandes ferramentas de marketing para as empresas. Os corredores agregam valores às empresas e ainda participam de eventos e palestras, otimizando ao máximo o investimento dos patrocinadores”, afirma Ingo Hoffman, um dos mais tradicionais pilotos da Stock Car. Porém, a valorização do piloto e do próprio automobilismo brasileiro aconteceu principalmente pela grande exposição que o esporte passou a ter na TV aberta. Enquanto a Stock Car tem boa parte de suas etapas exibida na Globo, as corridas da Fórmula Truck são transmitidas pela Band. “Hoje é muito mais fácil para o piloto conseguir patrocínios por conta da divulgação muito boa feita pela TV. Você consegue que grandes patrocinadores entrem no automobilismo e isso está levando as modalidades para o alto. Isso acontece na Stock Car e também na Fórmula Truck”, completa Salles. Salles e Hoffman estarão presentes no próximo dia 24 de abril no “I Fórum ABA Esporte: Automobilismo”, que acontece no Rio de Janeiro. Organizado pela Associação Brasileira de Anunciantes do Rio de Janeiro (ABA-RIO) e pela Brunoro Marketing Esportivo, o evento é o primeiro do Brasil a falar sobre o negócio do esporte a motor. O fórum tem o patrocínio de Petrobras, Medley, Golden Cross, Pirelli e do governo federal. As inscrições custam R$ 590, enquanto que os associados ABA desembolsam R$ 490 para participar. Mais informações pelo site oficial do evento.

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