Briga de TVs “derruba” PPV na Espanha

Sete meses após o início da briga entre a Mediapro e Sogecable pelos direitos de transmissão do futebol espanhol, as operadoras de TV a cabo do país, responsáveis pelo PPV, divulgaram os efeitos do impasse em seus negócios. Os dados são da Comissão de Mercado de Telecomunicações da Espanha (CMT). Durante o último trimestre de 2007 ? período mais forte de adesão ao serviço – o número de assinantes caiu 36%, chegando aos quatro milhões de jogos comercializados nesse sistema no ano. Na temporada anterior, foram 2,2 milhões a mais de contratações. O conflito, que teve como conseqüência a emissão dos jogos no canal aberto ?La Sexta?, não afetou apenas as produtoras envolvidas. Outras operadoras menores – como Ono e Imagenio – sofreram uma queda de 16% em seus faturamentos. De acordo com o estudo da CMT, o ?boom? dos downloads via Internet e a desaceleração da economia espanhola também contribuíram para a baixa nos números, afetando, em menor proporção, outras áreas do comércio audiovisual. Apesar do imbróglio, a Sogecable continua dominando o setor de telecomunicações na Espanha. Segundo a CMT, o grupo tem 77% do mercado, com faturamento de 409 milhões de euros apenas entre outubro e dezembro do ano passado. A contenda espanhola veio à tona quando a Sogecable cobrou publicamente da Mediapro uma dívida de 58 milhões de euros (R$ 158,4 milhões) referente à transmissão de partidas da temporada 2006/07 e suspendeu o sinal dos jogos sobre os quais tinha direito para a concorrente. Desde então, a briga entre as produtoras que repartem os direitos audiovisuais das 20 equipes da primeira divisão da Espanha ganhou proporções mundiais. No Brasil, a venda de PPV também sofreu com a disputa entre Mediapro e Sogecable. A Sky, que detém os direitos do Campeonato Espanhol em território nacional, teve que suspender a comercialização dos pacotes. A compra dos direitos do Espanhol pela Sky foi concretizada em 2006. A primeira temporada, no entanto, foi distribuída de forma gratuita aos assinantes. O anúncio do PPV – inédito entre as ligas européias no Brasil – surpreendeu os torcedores. Pelos jogos de Real Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilla e companhia, o canal cobraria R$ 14,90 mensais.

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