Bundesliga terá patrocínio recorde

A temporada 2008/09 irá consolidar a vice-liderança da Bundesliga entre os campeonatos mais rentáveis da Europa. Os 18 clubes da primeira divisão alemã irão receber um total de 114 milhões de euros (R$ 277,6 milhões) apenas com patrocínios de camisa, recorde na história do torneio. No ano passado, esse valor era de 95,5 milhões de euros (R$ 249,6 mi), conforme publicado na quarta edição da Revista Máquina do Esporte. O montante já colocava os alemães em segundo lugar nesse tipo de publicidade no continente, atrás apenas da Premier League, que faturou 97,5 milhões de euros (R$ 254,9 milhões) naquela temporada. De acordo com a agência ?Sid?, o Bayern de Munique continua puxando a fila ?comercial? no país. O contrato entre os atuais campeões nacionais e a Deutsche Telekom, detentora da marca T-Home, gira em torno de 20 milhões de euros (R$ 52,3 milhões). O Wolfsburg renovou com a Volkswagen por 15 milhões de euros (R$ 36,7 mi) e ultrapassou o valor recebido pelo Schalke 04 da Gazprom: 12 milhões de euros (R$ 31,3 milhões). Em 2007, o investimento feito em patrocínios de camisa no Brasil chegou a 36,7 milhões de euros (R$ 96,1 milhões), segundo levantamento exclusivo da Máquina do Esporte.

Sair da versão mobile