Bwin enfrenta denúncias na Espanha

A Bwin.com está novamente envolvida em polêmica no mercado esportivo. Depois de romper o contrato com o Werder Bremen, devido às restrições da legislação alemã às publicidades de casas de apostas, a empresa austríaca enfrenta problemas, agora na Espanha. A Associação de Usuários de Comunicação (AUC) apresentou nesta sexta-feira na Agência Tributária do país uma denúncia contra Real Madrid, Sevilla e Figueres por uma suposta atividade ilegal de patrocínio das empresas de apostas via internet. Além da Bwin, foram denunciadas Casino on net, 888.com e Miapuesta.com. A entidade destaca que esse tipo de atividade é ilegal na Espanha caso não exista uma autorização prévia. Neste caso, os clubes se tornariam colaboradores na contravenção. Apesar deste mercado estar em constante expansão e movimentar cerca de R$ 1 bilhão por ano no país, a denúncia só acontece após a assinatura do contrato entre a Bwin.com e o clube madrilenho, acertado na última semana. Com a visibilidade de novo contrato, a polêmica chegou até o governo. O representante de esportes do Partido Popular (PP) no Congresso, Francisco Antonio González, apresentou a formalização de uma proposta para regularizar as apostas via internet ou por qualquer outro meio tecnológico e afirmou que é preciso “atuar de forma contundente e rápida para regularizar a situação”. A empresa vai investir, segundo a imprensa espanhola, cerca de 20 milhões de euros (R$ 52,8 milhões) anuais por três anos, com opção de renovação por mais um. O clube, no entanto, não confirmou os valores. A restrição a marcas de casas de apostas tem causado uma reviravolta nos patrocínios esportivos da Europa. Na própria Espanha, a 888.com teve problemas com o jogador Kanouté, do Sevilla, que se recusou a estampar a marca da empresa em sua camisa por motivos religiosos. Em Portugal, a Bwin conseguiu na justiça manter o apoio à Primeira Divisão do futebol. Na América do Sul, a Bwin chegou a fechar um acordo com o Boca Juniors, mas desisitiu após repercussão negativa na Argentina do acerto. O negócio duplicaria o valor recebido pelo patrocínio de camisa ao clube portenho.

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