Com astros, golfe busca massificação

O golfe brasileiro lançou, na última segunda-feira, em São Paulo, um dos mais ambiciosos projetos para o início da popularização do esporte no país. A Federação Paulista de Golfe (FPG) deu início à campanha ?Golfe: jogou, virou paixão?, num projeto de custo estimado em cerca de R$ 10 milhões e que, até o presente momento, não custou nada para os cofres da entidade. Num acordo fechado até o momento com 18 clubes do estado de São Paulo e com outros seis locais no estado para a prática de tacadas (drive ranges), o projeto visa criar facilidades para as pessoas que querem jogar golfe, mas não fazem parte dos clubes e não possuem equipamentos. A idéia é fazer com que o interessado compareça aos clubes e tenha incentivos financeiros para ter o primeiro contato com esporte. Promoções para aluguel de equipamento e realização de aulas estão entre os benefícios do projeto. Além disso, a permissão para que não-associados freqüentem os clubes durante a prática das aulas é uma das conquistas do projeto. ?O momento é propício para isso [a campanha]. O golfe é um esporte ainda muito pouco praticado no Brasil, mas temos grandes condições de ter grandes nomes do esporte. Queremos mostrar que o golfe não é um esporte apenas para ricos. E, como diz a própria campanha, quando jogar, vira paixão?, afirma Jurandir Silva, vice-presidente de marketing da FPG. Tendo os atletas Pelé, Hortência e Rubens Barrichello como garotos-propagandas, a campanha visa usar a imagem conhecida desses astros para desmistificar os conceitos de que o golfe é um esporte para pessoas mais velhas e com pouca emoção. Segundo o executivo, os três astros das campanhas abriram mão do cachê que eventualmente cobram pela cessão do uso de sua imagem, o que reforça a tese de que o esporte é apaixonante. Além disso, a federação não gastará para a divulgação do projeto. ?Estamos conseguindo provar que o golfe é uma paixão. Temos diversos veículos de imprensa que aderiram ao projeto porque querem ver o esporte crescer?, diz Jurandir Silva. A entidade tem feito permutas com diversos veículos de imprensa para fazer com que as peças publicitárias tenham a maior exposição possível. Já fechou acordos, entre outros, com SBT, ESPN, BandSports, Gazeta Mercantil e algumas revistas, principal foco de divulgação na mídia. Até mesmo a criação publicitária não significou despesas para a entidade. A WF Propaganda é a parceira da FPG na elaboração das campanhas de mídia impressa, internet, jornal e revista. A agência é quem tem negociado espaço na mídia com a maioria dos veículos. Na festa de lançamento da campanha, por exemplo, a Contax bancou todas as despesas de um luxuoso coquetel para convidados no WTC Hotel, em São Paulo. A empresa de contact center não investe no golfe, mas tem entre seus dirigentes praticantes (e fãs) da modalidade.

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