Com Barça TV, Sky retoma PPV da “Liga”

Depois do imbróglio que suspendeu a comercialização do pay-per-view do Campeonato Espanhol no ano passado, a Sky anunciou a retomada da ação para a temporada 2008/09 do torneio, que terá início neste sábado, dia 30 de agosto, com Espanyol x Valladolid, ao vivo. A rodada inaugural terá ainda Numancia x Barcelona e Deportivo La Coruña x Real Madrid. Os dois jogos serão transmitidos no domingo, ao vivo, a partir das 14h. A principal novidade para este ano é a inclusão da Barça TV, canal oficial do Barcelona, na programação da operadora. O horário semanal que será cedido às entrevistas, notícias exclusivas e reprises de jogos do clube catalão, no entanto, ainda não está definido. Todo o pacote será vendido a R$ 19,90 mensais. A Sky transmitirá até quatro jogos ao vivo por rodada, incluindo os clássicos entre Barcelona e Real Madrid, cujos direitos são exclusivos da rede no Brasil. A ESPN ficará com as partidas ?alternativas?. Ao todo, a Sky mostrará 110 jogos até o fim da competição, em maio de 2009, no canal 128. Além disso, serão exibidas reprises da rodada anterior ao longo da semana. A Sky tem os direitos de transmissão para a TV aberta e a TV por assinatura do Espanhol desde 2006 e já iniciou as negociações para as próximas três temporadas. No ano passado, o anúncio do PPV – inédito entre as ligas européias no Brasil – surpreendeu os torcedores. Pelos jogos de Real Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilla e companhia, o canal cobraria R$ 14,90 mensais. Os pacotes, porém, não chegaram a ser vendidos graças à contenda espanhola. O impasse veio à tona quando a Sogecable Audiovisual Sport (AVS) cobrou publicamente da Mediapro uma dívida de 58 milhões de euros (R$ 158,4 milhões) referente à transmissão de partidas da última temporada e suspendeu o sinal dos jogos sobre os quais tinha direito para a concorrente. A partir daí, a briga entre as produtoras que repartem os direitos audiovisuais das 20 equipes da primeira divisão da Espanha ganhou proporções mundiais e impediu que alguns jogos fossem mostrados nos quatro cantos do globo. A paz foi selada meses depois, mas afetou o mercado de PPV na Espanha. Durante o último trimestre de 2007 ? período mais forte de adesão ao serviço – o número de assinantes caiu 36%, chegando aos quatro milhões de jogos comercializados nesse sistema no ano. Na temporada anterior, foram 2,2 milhões a mais de contratações. O conflito, que teve como conseqüência a emissão dos jogos no canal aberto ?La Sexta?, não afetou apenas as produtoras envolvidas. Outras operadoras menores – como Ono e Imagenio – sofreram uma queda de 16% em seus faturamentos.

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