Com Phelps, NBC atrai 114 milhões à TV

Nem COI, nem Bocog. A sigla mais poderosa dos Jogos Olímpicos de Pequim é NBC. A rede de televisão norte-americana desembolsou quase US$ 900 milhões para quebrar tradições olímpicas, colocar a natação no horário nobre e fazer do possível recorde de Michael Phelps seu principal chamariz de audiência. O ?esforço? surtiu efeito. Com as finais sendo transmitidas durante o ?prime time?, a emissora conseguiu audiência média de 29,1 milhões nos dois primeiros dias olímpicos, que tiveram as provas aquáticas como grande destaque. O número supera em 4,5 milhões a média registrada em Atenas-2004 no mesmo período. No total, 114 milhões de pessoas sintonizaram o canal em algum momento do evento. Entre os analistas dos Estados Unidos, não há dúvida de que os bons resultados estão atrelados ao fenômeno Phelps, que pode superar a marca de Mark Spitz e conquistar oito medalhas de ouro na natação. Até o momento, o nadador esteve três vezes no lugar mais alto do pódio. ?Se eu estivesse na NBC agora, estaria muito satisfeito. Ainda é cedo, mas a julgar por esses números, eles estão muito bem?, disse David Scardino, especialista em entretenimento da agência de publicidade RPA, ao jornal ?USA Today?. A expectativa é de que a edição chinesa das Olimpíadas seja a mais vista entre as realizadas fora do território norte-americano. Os EUA já sediaram o evento em quatro ocasiões: St. Louis, em 1904; Los Angeles, em 1932 e 1984; e Atlanta, em 1996. Apenas a cerimônia de abertura dos Jogos – transmitida para os norte-americanos com um atraso de 12 horas – deu a audiência de 34,2 milhões de telespectadores à NBC.

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