Durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a organização do torneio delimitou grandes áreas ao redor dos estádios em que aconteceriam as partidas. Nesse espaço, era proibida não apenas a venda de artigos falsificados, mas também de qualquer produto que fosse concorrente dos patrocinadores oficiais do evento. Com o sucesso da “blindagem” alemã, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (Co-Rio) decidiu também desenvolver no Pan do Rio um projeto semelhante. Só que mais do que proteger os seus patrocinadores, o Co-Rio tenta, mesmo, manter os comerciantes ilegais afastados dos torcedores que estiverem nos locais de competições. ?Nós pegamos muitas inspirações no que já foi feito em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Dessa forma, o Co-Rio acertou com a polícia a criação de uma área de segurança. Dentro desse perímetro, não existirão ambulantes. Até aquele lugar qualquer um pode chegar, mas para ultrapassar a barreira, só com ingresso?, explica Celso Schvartzer, gerente de Olympo, agência de marketing esportivo do Co-Rio e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Essa é uma das inúmeras medidas que estão sendo adotadas pelo Co-Rio para diminuir a ação dos ambulantes durante os Jogos e incentivar a compra, por parte dos torcedores, de produtos licenciados relacionados ao Pan. ?Temos uma perspectiva de que a pirataria seja combatida de uma forma maior no entorno das instalações. Acabar com a ação dos ambulantes é uma pretensão que o Co-Rio nunca teve, pois sabe que é difícil?, diz Schvartzer, que aposta no trabalho de conscientização das pessoas para que a venda de artigos ilegais não seja grande. ?O Co-Rio não é uma empresa, então não é como burlar uma Nike, Adidas ou Gucci. Ao comprar um produto licenciado, o torcedor está evitando que uma entidade sem fins lucrativos, voltada apenas ao desenvolvimento dos Jogos, tenha uma arrecadação menor. De certa forma, por uma ligação direta, o sujeito que compra um produto pirata está prejudicando o Pan?. Mesmo com o foco no combate aos ambulantes, o Co-Rio também espera que os ?bolsões? sejam mais um incentivo para que os patrocinadores oficiais do Pan possam desenvolver ações de ativação das cotas compradas, beneficiando as empresas e, de certa forma, o próprio evento. ?Quando nós construímos o nosso plano comercial em parceria com as Organizações Globo, nos preocupamos em dar um valor justo, nem que desvalorizasse o produto, que para nós é muito valioso, mas também para que as empresas pudessem justamente ativar esses patrocínios?, completa o gerente da Olympo.
Contra ambulantes, Pan terá “bolsões”
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