Corrida vira alvo de empresas

A proliferação das corridas de rua no Brasil tem feito com que o ano de 2008 se transforme numa espécie de divisor de águas para o mercado de corridas. Apenas nesta semana, duas novas ações para a área foram anunciadas na cidade de São Paulo. Na terça-feira, no Jockey Club, a Saucony, terceira maior fabricante de tênis de corrida dos Estados Unidos anunciou a chegada ao país, com uma linha composta inicialmente por 6 modelos. Presente nos EUA desde 1898, finalmente a marca chega ao Brasil, credenciada por ter sido, entre outras coisas, a fabricante das botas que levaram os primeiros astronautas à lua, em 1969. O desembarque da empresa no país foi feito após dois anos de pesquisas e estudos sobre a atuação da marca Saucony, que no segundo semestre deverá ter também uma linha de roupas para a prática das corridas. O objetivo é fazer com que a marca tenha cada vez mais ligação com o público brasileiro. ?Não somos uma marca americana, mas uma marca mundial de corrida. E vamos ouvir o que os corredores querem. Hoje temos vivido um momento importante. Somos reconhecidos como uma marca moderna, inovadora. E é isso que vamos trazer ao país?, afirmou Tom Carleo, vice-presidente de marketing da companhia. No dia seguinte ao anúncio da Saucony, em sua loja-conceito, a Adidas apresentou seu novo projeto para o segmento de corridas. A empresa lançará uma espécie de comunidade virtual dos corredores. O ?Orkut? da marca alemão foi batizado de ?Adidas Code?. No espaço, os atletas terão tudo sobre o universo das corridas à disposição. Eles poderão trocar experiência sobre as provas, tirar dúvidas com profissionais contratados pela Adidas e ainda ter acesso a agenda e sugestões de treinos, consultas com nutricionistas e preparadores físicos. Na comunidade também estarão disponibilzados um chat, um mural, artigos escritos por especialistas e agendas de provas. Os cadastrados também terão descontos em produtos Adidas conforme uma pontuação, que cresce de acordo com a participação em eventos de corrida. Para o projeto, a fabricante alemã fechou acordo com a Be One, academia especializada em avaliação e condicionamento físico, e outras cinco assessorias esportivas: Race, VO2, Metas, TPM e Marcos Paulo Reis Assessoria Esportiva (MPR). Tanta ação voltada para o segmento tem sua explicação. Com um crescimento maciço nos últimos anos, o mercado de corridas tornou-se uma espécie de vedetes para as grandes fabricantes, que sempre têm, no calçado, a sua principal fonte de receita. “Já temos uma presença sólida entre os atletas de running, com atitudes como o caminhão, por exemplo. Agora, é a vez de diversificar, inovar e chamar a atenção para o esporte. O running é o grande foco do ano. Este é o início de um grande investimento e de um grande projeto voltado para a corrida, que é, hoje, a parte que mais cresce na Adidas”, disse Hélio Kohan, gerente de marketing da fabricante.

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