Cresce número de mulheres em corridas

Esporte mais praticado do país, segundo o ?Dossiê Esporte?, levantamento realizado pela Ipsos/Marplan a pedido do canal Sportv, o segmento de corridas está se tornando cada vez maior também entre as mulheres. O número de corredoras tem registrado um grande crescimento e a projeção é de que haja uma equiparação com os homens em poucos anos. Essa é a constatação de um levantamento feito pelo site especializado MarathonGuide.com, com dados colhidos nos Estados Unidos. Em 2000, em um total de 299 mil corredores, 63% eram homens, contra 37% de mulheres. A diferença entre os sexos diminuiu um ponto em 2001. Já no biênio 2002/2003, o número de corredores foi de 324 mil e 334 mil, respectivamente, com os homens representando 61% e as mulheres 39%. Já nos dois anos seguintes, o volume de praticantes continuou crescendo. Em 2005, foram 382 mil competidores, e a diferença caiu para 60% contra 40%, ainda em favor do sexo masculino. Apesar de essa ser a realidade nos Estados Unidos, o universo brasileiro de corridas também vê um grande crescimento no número de corredoras. Entre 2005 e 2006, por exemplo, o número de inscritas nas provas do Circuito Corpore (o maior do país) subiu de 27.104 para 33.486, ou uma oscilação de 26% para 28% do total de participantes. Duas das principais assessorias esportivas do país também retratam essa tendência de crescimento da participação feminina no segmento. Na MPR, o número de praticantes do sexo feminino saltou de 100 em 2003 para 381 neste ano. Já em outra empresa, a Run&Fun, a concentração feminina cresceu 300% entre 1993 e 2007. Na última década, as mulheres representavam 10%, enquanto a previsão deste ano é que esse volume corresponda a 41%, ou 414 corredoras. Essa realidade já começa a gerar mais negócios para as empresas que decidiram apostar na presença feminina nas corridas. A Nike estima que o crescimento com a comercialização de produtos apenas para esse público seja de 22%. Nos últimos dois anos, a venda de tênis femininos já cresceu 2%. Todos esses dados foram compilados pela publicação da revista O2 chamada ?Coisa de Mulher?. A Mizuno e a Mafre Seguros foram as patrocinadoras desse projeto.

Sair da versão mobile