Crise afeta patrocinadores da Nascar

A principal categoria do automobilismo americano, a Nascar, é mais uma atingida pela crise financeira mundial. De acordo com o jornal “Washington Post”, as consideradas ?Três Grandes? do setor automobilístico nos Estados Unidos começaram a reduzir seus investimentos na modalidade. Chrysler, Chevrolet e Ford, que sempre consideraram a Nascar como um modo de alavancar as vendas de suas concessionárias, foram seguidas pelos patrocinadores menores, que também reduziram o investimento e chegam a pensar na não renovação do contrato. Alguns acordos na categoria chegam a valores superiores a US$ 10 milhões. ?Os EUA tinham uma economia muito vigorosa que permitiu que o esporte crescesse, mas isto mudou consideravelmente nos últimos seis meses?, afirmou Terry Dolan, gerente da Chevy Racing, a equipe da Chevrolet na Nascar. Assim, a competição segue na mesma linha da NBA e da NFL, que reduziram alguns custos. O principal problema da Nascar é que a categoria tem uma grande dependência dos patrocínios de empresas privadas, pois os carros da modalidade são considerados grandes ?outdoors?. A representatividade do setor chega a 80% do orçamento anual de uma equipe. Essa porcentagem é quase quatro vezes maior que o de franquias da NFL. ?Nada continuará tão empolgante como a Nascar costumava ser?, completou Peter DeLorenzo, ex-executivo de publicidade do setor automobilístico.

Sair da versão mobile