Logo no início do ápice da crise financeira mundial, a Premier League acusou o golpe, e divulgou que a maior parte de seus clubes conta com dívidas de grande porte. Palestrante do 3º ABA Esportes, que acontece até a próxima terça-feira no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, Peter Kentie, diretor de marketing do PSV, declarou que essa exposição das feridas pode servir de alerta para o mundo do futebol, que recentemente parou de questionar a origem do dinheiro de seus investidores. ?Os ingleses estão com muitos problemas. Pessoas como Roman Abramovich [milionário russo que comanda o Chelsea] perderam muito dinheiro. É bom os clubes ficarem espertos para saberem de onde vem o investimento?, disse o dirigente. Exemplo de sucesso que foge à regra dos investidores de origem suspeita, o PSV baseia sua sustentação em contratos seguros de patrocínio e lucros no estádio. Para Peter Kentie, esse é o modelo mais adequado. ?Nós não apenas jogamos na Phillips Arena, mas fazemos ações nele o tempo todo. Ele está funcionando em todas as manhãs, e temos várias receitas com isso?, concluiu.
Crise pode servir de alerta para clubes
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