Euro é palco para ?duelo? Nike x Adidas

A disputa entre as duas líderes do mercado de material esportivo será um atrativo a parte da Eurocopa 2008, que começa neste sábado. Nike e Adidas lutam pelo domínio mundial no ramo de marketing no esporte e a competição européia será palco de mais uma etapa dessa ?guerra? da indústria. Com vantagem na Euro, a empresa alemã conta com cinco seleções (Alemanha, França, Romênia, Grécia e Espanha) em seu ?quartel?, sendo que quatro delas estão entre as favoritas para conquistar o torneio. Já pelo lado dos norte-americanos, apesar do mesmo número de representantes que a rival (Holanda, Portugal, Turquia, Croácia e Rússia), as grandes esperanças de triunfo ficam depositadas em uma renovada seleção holandesa e em Cristiano Ronaldo, para que o astro português leve seu time às vitórias. As outras empresas que patrocinam as seleções da Euro são a Puma e a Umbro. A marca alemã, que pertence à Pinault-Printemps-Redoute (PPR), apóia cinco federações: a República Tcheca, as anfitriãs Áustria e Suíça, além da Polônia e uma das favoritas Itália. Já a inglesa Umbro, que é de propriedade da Nike, tem um acordo com a Suécia. Para a Adidas, é essencial um bom retorno de mídia. Atualmente, a Nike vem conquistando espaços importantes no futebol e uma prova concreta foi o contrato firmado com a seleção francesa, que era da empresa alemã desde 1972. Mas a marca alemã tem privilégios por ser a patrocinadora oficial da Fifa e da Uefa. Segundo Emmanuelle Gaye, diretora de relações exteriores da empresa, a previsão para 2008 é que a Adidas consiga 1,2 bilhão de euros (R$ 3 bilhões) em faturamentos, e, assim, se firmar de vez no topo do setor na Europa. Essa quantia pode ser comparável com a da Nike. A marca alemã tem picos de resultados a cada dois anos, quando acontece a Copa do Mundo e a Eurocopa. Outro foco ficará nas chuteiras dos atletas. A Nike vem com Cristiano Ronaldo e Ribéry como os principais ?carros-chefes?, enquanto a Adidas tem em seu ?elenco? jogadores como Del Piero, Ballack e Vieira. A ?briga? pelo domínio no mercado do futebol é assunto da quinta edição da Revista Máquina do Esporte.

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