Com investimentos no esporte que vão do patrocínio à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) aos apoios à Stock Car e Beach Soccer, a TAM finalmente resolveu voltar a investir pesado no futebol. O objetivo da empresa é utilizar a presença dos atletas em seus vôos para fidelizar e atrair novos passageiros. ?Daqui para frente, corremos um grande risco de cruzar com os jogadores nos vôos. Então uma das ações que estamos considerando fortemente é, no dia que esses jogadores estiverem voando, fazer uma espécie de ação promocional, com sorteio de camisas deles para os passageiros?, explica Manoela Amaro, responsável pela área de marketing da TAM. Essa ação será possível após a empresa aérea ter firmado um contrato com o Clube dos 13 para ser a companhia responsável pelo transporte de equipes e árbitros participantes das três divisões do Campeonato Brasileiro, além de Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e outros torneios internacionais com a presença de clubes brasileiros. O acordo é válido até 2010 e os valores não foram divulgados. ?O futebol é a paixão nacional, o esporte número um dos brasileiros, segundo pesquisas. O vôlei é o segundo esporte, só que a diferença dele para o primeiro é muito grande. Então, nossos investimentos nesses dois esportes acompanham essa curva?, afirma Manoela. Segundo ela, o patrocínio ao esporte consome 60% do budget dessa área. Além das ações ligadas diretamente aos vôos, a parceria com o Clube dos 13 também possibilitará o desenvolvimento de outros projetos por parte da TAM. A responsável pelo marketing da companhia aérea afirma que ainda não definiu quais poderão ser colocadas em prática, mas diz que o foco é no marketing de relacionamento e também na exposição da marca. Para contemplar esses dois objetivos, a empresa pretende usar sua volta ao futebol para levar aos estádios clientes e passageiros preferenciais. Em termos de visibilidade, o contrato firmado com o Clube dos 13 garante a exposição da marca TAM em placas de publicidade nos estádios brasileiros. ?Pensamos na possibilidade de criar um hotsite com tabela dos campeonatos, fazer assinatura em campanha e até mesmo adesivar um avião com os escudos dos times?, completa Manoela Amaro. Para Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, a volta da TAM ao futebol – na década de 90, a empresa patrocinou o São Paulo – garantirá de forma imediata uma grande exposição por conta das placas nos estádios. ?A TAM está entrando em um mercado que possui mais de 30 milhões de telespectadores na TV a cada semana. Isso dará uma grande visibilidade para a marca?, avalia o dirigente.
Futebol é nova arma de marketing da TAM
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