O evento mais importante do calendário esportivo norte-americano foi um sucesso de crítica no quesito técnica e emoção em todo o mundo, mas não repetiu o resultado da última edição para o mercado publicitário. Apesar de se aproximar das marcas de 2007 e 2006, a audiência preliminar da final da NFL mostra um índice abaixo do recorde histórico da temporada passada, segundo o instituto Nielsen. O confronto entre o tradicional Pittsburgh Steelers, novo recordista de títulos da liga, e a zebra Arizona Cardinals, estreante em Superbowls, rendeu 42,1 pontos e 65% de share para a NBC. O desempenho, aliás, frustra a expectativa positiva da rede, que voltou a transmitir o evento depois de 11 anos. No ano passado, a decisão entre New England Patriots e New York Giants chegou aos 44,7 pontos, o que representou uma audiência absoluta de 97,5 milhões de espectadores. Foi o segundo programa mais visto da história da televisão norte-americana, atrás apenas do episódio final da série M.A.S.H., exibido em 1983. A exceção na verdade, é 2008. A avaliação de grande parte da imprensa dos Estados Unidos é que a falta de apelo comercial do Arizona Cardinals poderia frustrar a audiência. Os números, no entanto, mostram que a decisão do último domingo se encaixa na média do Superbowl. Em 2007, quando o Indianapolis Colts venceu o Chicago Bears na decisão, o Nielsen apontou os mesmos 42,1 pontos desse ano, contra 42,2 pontos de 2006, última temporada vencida pelo Pittsburgh Steelers.
?Ibope? do Superbowl não deve bater 08
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