Internet é o 2º meio de consumir esporte

O crescimento cada vez maior da internet entre os brasileiros atinge o esporte. Essa mídia ganhou destaque na última década e já ultrapassou as tradicionais revistas como meio de obter informações esportivas. Essa é uma das conclusões da pesquisa ?Target Sports?, 1º Mapa dos Simpatizantes e Consumidores do Esporte, que foi feita em parceria entre o Instituto de Pesquisa Uniban e a empresa especializada Informídia Pesquisas Esportivas. Segundo o levantamento, 44,12% dos homens entrevistados e 20,90% das mulheres afirmaram que buscam informações sobre esporte por meio da internet. As revistas, por exemplo, aparecem com 39,04% e 19,12%, respectivamente. “Nós percebemos que a internet cresce bastante, atingindo níveis altos de procura e utilização por parte do consumidor. Mais de 50% das pessoas declararam usar a internet diariamente. Desses, 80% declararam usar a banda larga como meio de acesso, o que é bem importante”, afirma Rafael Plastina, idealizador do projeto. O crescimento da internet no país, principalmente no tempo médio que as pessoas passam online, também foi apontado no último levantamento realizado pelo Ibope Net/Ratings. Segundo o instituto, o mês de abril registrou 21 horas e 44 minutos por usuário da web, o que ficou caracterizado como um novo recorde. Mesmo com esses bons índices, a tendência é que a internet se torne cada vez mais uma plataforma vantajosa para as empresas que desejam atingir o público consumidor do esporte. “Que a internet vai crescer e evoluir é fato, mas quando jamais saberemos. Até porque a grande maioria dos jornais também tem as suas versões online. Eu acredito que tudo vá na direção de uma convergência de mídias”, diz Platina, que completa: “A internet vai firmar sua posição no mercado e, conseqüentemente, como uma plataforma de investimento de comunicação das marcas. Com uma estratégia bem feita de comercialização de anúncios via internet, você pode hoje ter bons resultados. Mas é muito difícil dizer quando isso vai virar um grande boom. Temos que colocar o pé no chão, mas tentar tirar o melhor proveito possível desse dinamismo”, destaca. Com esse crescimento da internet como fonte de informação e, também, com o aumento do acesso à banda larga, o esporte pode ganhar mais espaço na web. Segundo Plastina, a tendência é de que a disseminação da banda larga assegure aos investidores no esporte um aumento da transmissão de eventos esportivos pela internet. “A banda larga dá um maior dinamismo, as pessoas conseguem navegar, penetrar mais na rede. Conseqüentemente você, ao transmitir algum jogo, algum vídeo, tem uma oportunidade a mais de atrair o interesse dos investidores”, finaliza.

Sair da versão mobile