Jogos alçam China ao topo da publicidade

Turbinado pela realização dos Jogos Olímpicos, o mercado publicitário chinês pode alcançar o posto de segundo mais forte de todo o mundo em 2010. Segundo pesquisa do grupo de mídia WPP, somente a CCTV, emissora estatal que detém os direitos de transmissão da competição no país, deve receber aporte de 208 milhões de euros (R$ 501 mi). No total, o valor arrecadado pelo mercado chinês em 2008 chegaria a 18,2 bilhões de euros (R$ 43,8 bi), 22% a mais que o montante de 2007. O resultado se enquadra no percentual de crescimento anual que o país-sede dos Jogos vem tendo desde 2001. Por enquanto, os resultados ainda não são suficientes para que a China desbanque o Japão da primeira posição em arrecadação com publicidade. Isso deve acontecer, no entanto, em 2009. Se a previsão de crescimento (19%) for confirmada, o montante chegará a 21, 8 bilhões de euros (R$ 52,5 mi). Os grandes veículos utilizados nessa escalada são televisão e internet. A estimativa é que cerca de 7% do valor gasto este ano tenha sido investido na rede mundial. O percentual ainda é baixo, representa 1,2 bi de euros (R$ 3,07 bi), mas é maior que o montante do ano passado, 938 mi de euros (R$ 2,2 bi). ?A China é uma das maiores comunidades de internet do mundo, com mais de 250 milhões de usuários. Desde junho do ano passado, mais de 90 milhões de pessoas entraram nesse processo, o que representa um crescimento maior que 55%?, disse Adam Smith, diretor do Grupo M, que comanda a WPP. A projeção de que a China só chegará à vice-liderança do ranking só não é mais otimista porque o crescimento em 2007 foi abaixo do esperado. Mesmo assim, o país conseguiu desbancar os dois principais mercados europeus em termos de publicidade, a Alemanha e o Reino Unido.

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