Licenciamento mira automobilismo

O aumento da exposição do automobilismo na televisão fez com que o mercado de licenciamento de produtos voltasse seus olhos para o esporte. O primeiro acordo do gênero foi assinado pela Pro Entertainment com o Rally dos Sertões, há alguns meses. Agora, o foco da empresa está em outras categorias, pilotos e marcas. ?Começamos a olhar quais são os pilotos e marcas que estão em evidência e os que têm potencial para se destacar. Porém, é necessário ressaltar que não adianta somente ter bons resultados, precisa de carisma para conseguir vender seus produtos?, explica Roger Oliveira, diretor comercial da Pro. Para 2008, a temporada de Fórmula 1 ganhará uma etapa a mais, assim como a Globo deve transmitir mais provas da Stock Car. Aliado a isso, Oliveira destaca também o surgimento de outras categorias como a GT3 e Superleague Formula. ?Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa, mas o Felipe Massa é um piloto que surgiu com ótima visibilidade e tem conseguido alguns resultados. Porém, a Fórmula 1 é muito complicada, já que se ele mudar de equipe no próximo ano, pode diminuir drasticamente sua exposição?, diz o executivo. Ele explica que a escolha por esses esportes é uma maneira de diversificar a área de atuação da empresa, buscando outras receitas além da gerada com o futebol. No entanto, Oliveira diz que o mercado de licenciamento no futebol ainda tem muito a crescer, enquanto no automobilismo é praticamente inexplorado. Com o Rally dos Sertões, a Pro desenvolveu um projeto para a edição deste ano, mas o foco principal é 2008. O primeiro contrato foi para a fabricação de peças para veículos, mas o objetivo é fazer cadernos, calendários, revistas e tênis. Segundo o executivo, o principal foco desse licenciamento é vender o estilo de vida off-road, sendo a marca a que melhor representa isso. Um dos fatores que contribuiu consideravelmente para o acordo foi o contrato fechado entre a Dunas, organizadora do evento, e a Globo. O Rally teve cobertura jornalística nos jornais da emissora e inserções de merchandising no ?Caldeirão do Huck?. Excetuando as ações no programa de Luciano Huck, o restante da cobertura foi jornalístico. O grande destaque ficou com o ?Esporte Espetacular?, que fez uma ação integrada com a equipe do programa. Já no ?Bom dia Brasil?, ?Globo Esporte? e ?Jornal da Globo?, o Rally dos Sertões teve apenas vinhetas de bloco e comerciais de 30 segundos em três dias.

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