Livro disseca bastidores de marcas

Às vésperas do início dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a rivalidade que permeia o mercado esportivo tem sua origem explicada no livro “Invasão de Campo”, lançado pela Editora Zahar no mês de junho. Escrito pela holandesa Barbara Smit, a publicação conta a história dos alemães Adolf e Rudolf Dassler, criadores da empresa que deu origem às atuais Adidas e Puma, pioneiras na disputa pelas principais estrelas do esporte. “Havia outras [marcas], mas a rivalidade entre as duas acelerou as coisas. Era muito fácil para os esportistas: bastava atravessar uma ponte e barganhar com a outra firma”, disse a autora ao jornal “Folha de S.Paulo” do último domingo, referindo-se à proximidade física das duas empresas após o rompimento da sociedade dos irmãos, em 1948. De acordo com a escritora, a briga entre Adolf e Rudolf também foi determinante para a consolidação das marcas no cenário esportivo e, ao mesmo tempo, quase fez com que ambas desaparecessem do mercado. “Um ponto decisivo para o mercado foi a possibilidade de fabricar na Ásia, barateando a produção. A Nike aproveitou antes a oportunidade. A Adidas e a Puma resistiram à idéia, o que quase acabou com elas. Competiam tanto entre si que ignoraram o avanço da Nike”, contou ao jornal. Além da disputa familiar, o livro fala sobre o envolvimento das grandes marcas com a política do esporte, destaca o contrato de Pelé com a Puma nos anos 70 e explica os conceitos marcados pelas principais campanhas publicitárias do esporte. Com a tradução de Cristiano Botafogo, “Invasão de Campo” revela os bastidores das principais jogadas de marketing das empresas que dominam o mercado esportivo em 360 páginas. O preço médio de venda é de R$ 47.

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