Marcas usam pés por marketing em Pequim

Vencedores e recordistas mundiais de suas provas em Pequim, Usain Bolt e Yelena Isinbayeva inverteram o resultado comum da briga entre as marcas e a organização dos Jogos Olímpicos de Pequim por um espaço diante das c”meras. Os grandes nomes dos 100m rasos e do salto com vara, respectivamente, venceram a queda-de-braço a favor de seus patrocinadores pessoais usando seus pés. A ?ação? mais discreta foi de Isinbayeva. Como a grande maioria dos atletas em Pequim, a grande musa do atletismo, patrocinada pela Adidas, teve de vestir uniformes fornecidos pelo Comitê Olímpico Russo, que é parceiro da Nike. Desta forma, a marca alemã só poderia estampar seu logo no par de tênis da saltadora. O curioso é que o modelo só ganhou mídia mundial graças à técnica de concentração de Isinbayeva. Desde o início da final da modalidade, a russa, enquanto não estava competindo, deitava no chão envolta em cobertores e toalhas. Seu único movimento fora da ?proteção? era um alongamento das pernas, que destacava um tênis azul-claro da Adidas. Se a musa foi discreta, o mesmo não fez o jamaicano Usain Bolt. Depois de assombrar os espectadores com uma vitória folgada com direito a recorde mundial e desaceleração nos metros finais, o velocista tirou suas sapatilhas douradas e posou para inúmeras fotos com o modelo da Puma, desenhado por ele mesmo. O curioso é que a peça não contava, ao contrário do que se poderia esperar, com a logomarca da fabricante alemã em destaque. No lugar do tradicional salto do puma, ?escondido? em um detalhe vermelho no calcanhar, estava um desenho curvo em preto, que é reconhecido pela própria empresa como logomarca. ?É uma questão de recall e pesquisa. Eu sei que é da Puma, mas será que todo mundo faz a ligação? Se você pegar quem não é da área e perguntar que tênis ele correu provavelmente a resposta vai ser não?, disse Georgios Hatzidakis, professor de marketing esportivo.

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