Marketing ?barra? Globo na Stock Car

A Stock Car trocou a força de mídia da TV Globo pela possibilidade de gerar mais ações de marketing às empresas que bancam os carros e a categoria. Na manhã desta terça-feira, Carlos Col, presidente da empresa organizadora da Copa Nextel Stock Car, a Vicar Promoções, anunciou o calendário da temporada 2009 e, também, o novo pacote de transmissão das provas pela Globo. No ano que vem, em vez de exibir 12 corridas ao vivo, como acontece atualmente, a emissora carioca transmitirá oito provas e apenas o compacto de outras quatro. A alteração atende a um pedido da própria Vicar, que considera a alteração benéfica para o negócio da Stock. Em 2008, das 12 provas exibidas pela Globo, quatro foram realizadas no sábado. O que parecia ser bom pela exposição gerada pela mídia, não foi eficiente do ponto de vista do marketing das empresas que tinham propriedades no autódromo. Os índices de audiência tampouco deram o retorno esperado. “Para o marketing de relacionamento, não se mostrou a melhor forma fazer a prova no sábado. Por isso vamos fazer a prova no domingo com um formato diferenciado na TV”, explicou Carlos Col. Segundo o executivo, em 2008 uma das reclamações dos patrocinadores foi a dificuldade de fazer ações com clientes e fornecedores nos GPs disputados aos sábados. A Globo, porém, não poderá abrir espaço em sua grade de programação no domingo para que as quatro provas ?migrem? para o dia nobre do final de semana. Assim, será formatado um modelo de exibição. ?A Globo vai decidir em cada prova como fará. É o departamento de jornalismo que decide como será essa transmissão. Se ele entra com um flash ao vivo na largada, na chegada, ou então quando há um acidente?, disse Col. As provas, porém, deverão ser exibidas em compacto, com os melhores momentos, dentro da programação do ?Esporte Espetacular?, carro chefe do esporte na grade de domingo pela manhã. Curiosamente, em 2007 a direção da Copa Nextel Stock Car celebrou o aumento de provas a serem exibidas ao vivo pela Globo. Na ocasião, Carlos Col dizia que isso asseguraria mais receita para as equipes, que teriam mais exposição na mídia para os patrocinadores.

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