Marketing deve pagar custos de Pequim-08

Todos os custos da realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, estimados em US$ 34 bilhões (cerca de R$ 75 bi), devem ser repostos pela renda proveniente de ações de marketing e da venda das cotas de patrocínios ao evento. A afirmação é de Yuan Bin, membro do Bocog, comitê organizador da competição. “Podemos dizer que o faturamento obtido por meio do desenvolvimento do marketing vai cobrir completamente os custos organizacionais e operacionais dos Jogos Olímpicos”, explicou Bin, diretora do departamento de marketing. A metade desse valor será fornecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), por meio de seus patrocinadores. A Adidas, fabricante de material esportivo, por exemplo, pagará em torno de US$ 100 milhões (cerca de R$ 180 mi) para ser uma das parceiras oficiais dos Jogos. As cotas variam entre os diferentes níveis de patrocínio. Bin não quis revelar o montante total arrecadado com as empresas que se associaram ao evento. No total, são mais de 50 companhias que local e globalmente decidiram investir para ter o nome ligado aos Jogos Olímpicos. Esse é o maior número de patrocinadores de uma única edições dos Jogos na história. No início do ano, o próprio Bocog havia divulgado que apenas a comercialização de artigos licenciados, como chaveiros, camisetas com motivos olímpicos, deve gerar US$ 300 milhões (cerca de R$ 600 mi). A venda de selos e moedas deve render algo em torno de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões) para os cofres do comitê. Os mascotes, por sua vez, devem garantir outros US$ 50 milhões (R$ 100 milhões). A oferta de produtos oficiais dos Jogos é grande na China. Ao todo, mais de quatro mil artigos estão à venda nos mais de dois mil pontos-de-venda espalhados pelo país, assim como na Internet (www.2008eshop.cn). Atualmente, já estão operando mais de 820 lojas autorizadas para a venda dos artigos licenciados dos Jogos Olímpicos, sendo que 231 estão na capital Pequim, 35 em Xangai e oito em Guangzhou. Os produtos mais vendidos são os relacionados aos cinco mascotes dos Jogos: Huanhuan, Yingying, Nini, Beibei e Jingjing, que representam elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra), além das cinco cores dos anéis olímpicos (amarelo, azul, verde, vermelho e preto).

Sair da versão mobile