A utilização ou não do espaço que lhe é de direito na Rede Globo não é a única discussão na qual o marketing do Palmeiras está envolvido. Dirigentes da atual diretoria e seus opositores, da gestão anterior, utilizam ataques aos adversários políticos para ganhar destaque. O ex-presidente do clube e atual conselheiro Mustafá Contursi é um dos que se utiliza desse artifício. Após perder as últimas eleições e sair enfraquecido politicamente, o dirigente, mesmo negando, busca os holofotes para tentar ganhar força no Palmeiras. ?Eu sou opositor ferrenho daquilo que se mudou em relação ao que era uma administração de sucesso esportivo, patrimonial e financeiro. Se marketing é dar entrevistas, o atual trabalho é bom?, ironiza Mustafá, fazendo alusão aos 12 anos em que esteve no comando do clube. ?Ele não sabe o que é marketing. Ele esteve no Palmeiras por 12 anos e o marketing não existiu. Ele se limitou a fazer licenciamentos de produtos. Então, agora que temos um marketing profissional, ele ficou assustado?, rebate Gilberto Cippulo, vice-presidente do Palmeiras. Quem também mostrou insatisfação com o comentário de Mustafá Contursi foi Carlos Mira, atual diretor de marketing do clube. Segundo o dirigente, as opiniões do ex-presidente não irão atrapalhar o andamento dos trabalhos. ?Tenho respeito pelo ex-presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, mas não dou satisfação para o conselheiro Mustafá Contursi. As declarações dele não vão pautar as minhas declarações?, diz Mira, condenando a forma como a área de marketing foi tratada na gestão passada. ?Pela primeira vez no clube temos duas pessoas técnicas administrando a pasta de marketing. Na administração passada, o máximo de especialista era o responsável pelo telemarketing da [?vidente?] Mãe Dinah. Eles atendiam exclusivamente à parte de licenciamento da marca e não se preocuparam com comunicação, propaganda, projeto de relacionamento e outros temas que agora estamos fazendo?, completa Mira. Diretor de marketing do Palmeiras na gestão de Mustafá Contursi, Patrice Rosembaum prefere não polemizar. Além de assumir que a sua prioridade, quando controlava a área no clube, era a criação de produtos licenciados, o dirigente lamenta não ter conseguido pôr em prática um projeto de terceirização. ?O departamento de marketing do Palmeiras, durante muito tempo, desde a primeira gestão do Mustafá, esteve envolto de um processo de terceirização, mas nunca conseguimos levar a idéia à frente?, explica Rosembaum. ?O meu trabalho era mais focado no licenciamento, tudo que poderíamos fazer pela marca do Palmeiras. Tivemos a época da Parmalat, em que o marketing era ganhar. Isso foi aproveitado, mas não em tempo de internacionalizar a marca. Por isso eu sempre busquei a terceirização, para realizar ações maiores?, completa o ex-diretor de marketing do Palmeiras, que atualmente trabalha, ao lado de Luiz Gonzaga Belluzzo, no departamento de planejamento do clube.
Marketing vira alvo político no Palmeiras
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