Acabou a disputa entre MasterCard e Visa pelo patrocínio das duas próximas Copas do Mundo de futebol, em 2010 e 2014. Com ela, foi encerrada também uma parceria de 16 anos entre Fifa e Mastercard, que fortaleceu a marca da empresa na luta pela liderança do mercado de cartões de crédito ao longo da última década. Na última quinta-feira, depois de um ano e meio de processo judicial, ficou decidido que a Fifa deverá pagar uma indenização de US$ 90 milhões (R$ 173 milhões) à Mastercard por quebra de contrato. Logo após o anúncio da ruptura, a Bolsa de Nova York já indicava as primeiras perdas para a empresa, com queda de 1,4% nas ações da companhia. No Brasil, as baixas também serão significativas. Apenas no ano passado, a empresa teve três milhões de novos associados, sendo que 34% adquiriram o cartão em razão da promoção atrelada à Copa do Mundo da Alemanha. O maior evento esportivo do mundo era uma das principais estratégias de marketing da Mastercard para promover sua marca. No Mundial vencido pela Itália em 2006, mil pessoas foram levadas em campanha feita pela empresa para assistir aos jogos da competição. Além disso, a Mastercard contava com o uso de peças publicitárias durante o evento na divulgação de seus produtos. Os números indicam que 95% dos brasileiros assistiram à Copa no país. A Copa do Mundo tem uma audiência global acumulada de 30 bilhões de pessoas, sendo que cerca de um terço do planeta (2 bi de pessoas) assiste ao torneio. Os números, agora, passam para o lado da Visa, que patrocinará as duas próximas edições da competição. Os valores que serão pagos pela empresa líder do mercado de cartões crédito à Fifa beiram os US$ 100 milhões a cada quatro anos de acordo. Sem a Copa do Mundo, a Mastercard aposta suas fichas na parceria firmada com a Copa América, principal campeonato de futebol da América Latina, que será transmitida para 186 países. No continente europeu, a empresa já garantiu a hegemonia na exposição em eventos futebolísticos ao patrocinar a Liga dos Campeões da Uefa e a Eurocopa.
Mastercard contabiliza perdas sem Copa
- Categories: Sem categoria
Conteúdo relacionado
Com brasileiros em alta, Real Madrid licencia produção de roupas infantis no país
por
Máquina do Esporte
2024-07-05
WNBA chega ao Canadá e terá franquia de expansão em Toronto, diz CBC Sports
por
Adalberto
2024-05-14
Clubes da Série A e B promovem ações em homenagem ao Dia das Mães
por
Gabriel Teixeira
2024-05-13
Atlético-MG e Betano fazem ação para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
por
Adalberto
2024-05-13
Vedacit Vôlei Guarulhos terá empresa de apostas Vida Vegas como patrocinadora
por
Rodrigo Ferrari
2024-01-05