O circuito internacional de tênis é, tradicionalmente, conservador dentro e fora das quadras. A tarefa de quebrar os paradigmas, geralmente, cabe aos tenistas – e seus uniformes extravagantes ? ou aos eventuais esc”ndalos, como a recente suspeita de envolvimento do russo Nikolay Davydenko em uma rede de apostas. Há, porém, uma etapa onde o convencional é exatamente não ser convencional. Com um investimento de sete milhões de euros (R$ 17,5 milhões), o Masters Series de Madri é o torneio que mais consegue atrair a atenção da mídia usando elementos alheios ao esporte. Desde 2005, a insossa função de ?pegador de bolinhas? durante os jogos ? antes designada apenas a crianças – foi destinada a 40 modelos. Com o patrocínio da Hugo Boss, a iniciativa causou alvoroço no circuito e impulsionou o interesse da mídia e do público pela competição. Quando a ação foi realizada pela primeira vez, grupos feministas reclamaram de exploração e discriminação sexual. A discussão se estendeu aos especialistas da modalidade, que alegaram que as modelos desviavam a atenção dos atletas e atrapalhavam o jogo. A polêmica só alavancou o torneio. Na edição passada, a ocupação da ?Telefónica Madrid Arena? chegou a 97%, com 134.097 espectadores. Além disso, 157 países acompanharam o título do suíço Roger Federer pela televisão. ?Isso nos ajudou a atravessar as barreiras da esfera esportiva. As modelos foram assunto até em círculos políticos, foi muito mais do que nós esperávamos?, destacou Cecília Casla, diretora de marketing do Masters. A repercussão ganhou eco entre os investidores. Atualmente, 39 empresas ? entre patrocinadores, apoiadores e fornecedores ? apóiam o evento, que se tornou um centro de negócios na capital espanhola. ?Os empresários perceberam que a semana também é muito adequada para fazer negócios. Nos intervalos das partidas, eles aproveitam para fechar acordos e programar encontros profissionais?, disse Gerard Tsobanian, diretor geral do torneio. As instalações da arena contam com uma zona reservada a restaurantes, com capacidade para duas mil pessoas, e áreas privadas para patrocinadores. Além disso, o local dispõe de 246 setores VIP?s, onde cada ingresso custa entre 15 mil e 20 mil euros. ?As reservas estão lotadas há um ano e ainda temos 80 empresas na lista de espera?, afirmou Tsobanian ao site espanhol ?Cinco Dias?. O Masters Series de Madri, cuja final está marcada para o próximo domingo, distribui 2,5 milhões de euros (cerca de 6,4 milhões) em prêmios. A partir de 2009, o valor vai subir para 3,2 milhões de euros (R$ 8,4 milhões).
Masters de Madri “foge” do convencional
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