McDonald?s amplia patrocínio à NHL

Patrocinadora oficial do lado canadense da Liga Nacional de Hóquei de Gelo (NHL) desde 1993, a rede de lanchonetes fast-food McDonald?s estenderá seu domínio aos Estados Unidos. Pelo acordo fechado no último fim de semana, a empresa terá direito a estampar peças nos jogos e até veicular comerciais nas emissoras oficias da competição. A idéia, em um primeiro momento, é trabalhar apenas com a mídia. Tradicionalmente, a parceria da liga com o McDonald?s produz uma série de ações de marketing que caracterizam o seu sucesso, como camisetas especiais, mini-torneios e até cartões colecionáveis de jogadores. Isso porque, além da parte canadense da NHL, a rede de lanchonetes também patrocina 15 franquias dos dois países, que permitem essa variedade de ações. O novo contrato, no entanto, servirá como plataforma de lançamento de produtos, como um novo tipo de café. Outro atrativo é a ligação automática com o time hóquei no gelo norte-americano. Assim como a maioria dos contratos assinados pela NHL, o compromisso com o McDonald?s também se estende à seleção nacional, que disputará os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, no Canadá, em 2010. A nova parceria confirma a sensação de otimismo que impera no hóquei. Ao contrário de outras ligas de sucesso na América do Norte, epicentro da crise financeira mundial, a NHL prevê crescimento de arrecadação de 2% para o próximo ano. A expectativa seria ainda maior (6%) se não fosse a queda do dólar canadense, afetado pela instabilidade econômica, nos últimos tempos. De acordo com os dirigentes, a arrecadação deve sair dos US$ 2,6 bilhões (R$ 6,23 bi) atuais para US$ 2,65 bilhões (R$ 6,35 bi).

Sair da versão mobile