Morumbi revela projeto e busca parceiros

A confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 serviu como uma luz verde para o São Paulo divulgar o projeto de reforma do Morumbi, que deve ficar pronto em meados de 2013. A partir de agora, o clube inicia a fase de busca de parceiros para obra. ?Não podíamos fechar nenhum contrato antes de o Brasil ser oficializado como sede. Agora chegou a hora de terminar o nosso projeto e buscar parceiros privados para a obra. É importante ressaltar que não contaremos com recursos públicos?, afirmou Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. O arquiteto Ruy Ohtake, responsável pelo projeto de modernização, explicou que o custo total da obra ainda não foi estimado, mas que deve ser revelado até o início da fase de inspeção da Fifa nos estádios brasileiros, prevista para meados do próximo ano. ?Ainda não conversamos com nenhuma empresa interessada em investir no projeto do Morumbi para a Copa de 2014, mas acredito que isso não será problema. Temos os contratos com os valores mais altos, tanto o de patrocínio com a LG, quanto o de fornecimento de material esportivo com a Reebok. Sem contar o acordo recente fechado com a Coca-Cola para o bar temático?, explicou Julio Casares, diretor de marketing do clube paulista. Casares diz que o clube gera um bom retorno a seus parceiros e que, por isso, não será difícil encontrar interessados em participar da obra. Ele cita como exemplo a loja da Reebok no Morumbi, que já é a unidade da marca com maior faturamento no país. Somente no jogo contra o Cruzeiro, no último dia 21, o local registrou um lucro bruto de R$ 77 mil. O ponto que mais surpreendeu no projeto apresentado por Ohtake foi o da cobertura do estádio. Mesmo sem ser uma exigência da Fifa, o clube pretende instalar um teto que cobrirá todas as cadeiras do Morumbi. Com isso, o sistema de iluminação seria modificado, passando para a nova estrutura e desativando as atuais torres. ?Tudo foi pensando em dar o maior conforto possível ao público que irá assistir aos jogos. A principal mudança é destinar mais espaço para a imprensa e convidados. Vale lembrar que quando o estádio foi construído, a televisão não tinha o poder que tem hoje. Por isso não tinha espaços específicos?, contou o arquiteto. O Morumbi foi projetado originalmente pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas e teve sua primeira fase inaugurada nos anos 60, com a conclusão total ocorrendo em 1970. Nos últimos anos, foram feitas diversas reformas estruturais para adequar o local a nova realidade, reduzindo a capacidade e, com isso, reforçando toda a parte estrutural do estádio.

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